IPO – O que é e como funciona?

jan 9, 2020 | Investimento

Se você tem alguma intimidade ou está começando a aprender sobre o mercado de capitais na BM&FBovespa (bolsa de valores oficial do Brasil) provavelmente já conhece ou ouviu falar sobre a sigla IPO, que significa Initial Public Offering, em português, oferta pública inicial.

O que é IPO?

É o processo no qual uma determinada empresa decide abrir capital publicamente para vender parte de suas ações pela primeira vez, se tornando uma empresa de capital aberto. 

Foi o que aconteceu em maio com o Banco Inter, antigo Intermedium, criado pela família Menin, que também fundou a construtora MRV. 

Como funciona?

O processo de abertura de capital pode demorar até 1 ano e os custos podem chegar a milhões de reais. É necessário incluir o histórico de registro contábil dos últimos 3 anos no documento criado.

Antes de lançar a oferta, as empresas são obrigadas a elaborar um documento para detalhar uma série de informações relevantes sobre a operação interna e os planos futuros da empresa.

O intuito é convencer os investidores a aplicar dinheiro nas ações e confiar no negócio da empresa. Por isso, é montada uma equipe com diversos tipos de profissionais como: banqueiros, advogados e contadores, entre outros profissionais.

Por que uma empresa realiza a IPO?

Fazer uma IPO é um momento empolgante para a empresa, porque significa que ela se tornou bem sucedida o suficiente para capturar mais capital e continuar a crescer. Muitas vezes é a única maneira da empresa obter dinheiro suficiente para financiar um grande crescimento.

Quais são as vantagens e desvantagens para a empresa?

Vantagens 

Acesso aos recursos dos acionistas, podendo usar esse dinheiro extra para abrir um leque de novas possibilidades e traçar novos caminhos, pagar dívidas, comprar outras empresas e novos produtos. Tudo depende do caminho que a organização quer seguir para gerar mais resultados.

Após a empresa se tornar de capital aberto, ela passa mais credibilidade por ser regulada por órgãos competentes, passando mais segurança, pois são órgãos que protegem os investidores. 

Além de todas essas vantagens as informações operacionais e financeiras ficam disponíveis para o público, tornando a empresa mais confiável devido a transparência para os acionistas.

Desvantagens

Como todos sabemos, sempre há desafios, por exemplo, a burocracia e o custo, mesmo porque, para conseguir lançar uma IPO, a empresa tem que seguir várias normas e regras, e, para isso, precisa de profissionais qualificados, para que tudo corra como planejado.

Quais são as vantagens e desvantagens para os investidores

Vantagens

Como as IPOs são ofertas iniciais, os preços são baixos, isso faz com que os riscos sejam menores, caso tenha uma queda.

Possibilidade de grande lucro: A grande emoção e expectativa ficam por conta do fato de que as ações da IPO muitas vezes podem disparar em valor quando são vendidas pela primeira vez no mercado de ações, conferindo grande lucro aos acionistas.

Desvantagens

Um desconhecimento em relação a alguns fatores para uma boa análise sobre a ação, como: volatilidade e demanda, mesmo porque a ação nunca foi negociada publicamente.

A queda dos preços: Às vezes o valor das ações dispara no dia da abertura de capital, mas cai de maneira considerável no decorrer de alguns dias.

Por isso é importante analisar, qual é o risco que você está disposto a correr e qual é a estratégia que melhor se encaixa em seu perfil e objetivos financeiros, para que não te prejudique. 

O que IPOs significam para a economia

Considerando que quanto mais IPOs emitidas, mais forte o mercado fica com as movimentações e saúde econômica, é muito bom para a economia. 

Por isso quando tem uma recessão ou algo parecido, o número de IPOs cai, porque não vale a pena todo o trabalho de abertura se os preços das ações estiverem caindo, mas quando a economia melhora as aberturas de IPOs voltam consideravelmente, aquecendo ainda mais o mercado. 

Neste post, explicamos o que é IPO e em nosso criptonário temos mais termos na área da criptoeconomia. 

Siga nossas redes sociais e acompanhe mais postagens como essa em nosso blog.   

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.