Near Protocol (NEAR) é uma das maiores novidades que o mercado de criptomoedas recentemente conheceu. Com uma proposta de descentralizar e facilitar o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dApps), a plataforma é compatível com linguagens de programação já conhecidas, o que tem atraído muitos profissionais da área.
Como NEAR tem se posicionado de forma bem positiva entre os investidores, vamos entender um pouquinho mais sobre o projeto desta criptomoeda neste artigo, como:
- O que é NEAR?
- Como o protocolo funciona?
- Para que serve o token NEAR
- Como investir em NEAR.
Quer ver todos esses detalhes? Então, vem com a gente na leitura!
O que é Near?
Criada com o objetivo de ser a central de desenvolvimento da Web 3.0, Near Protocol é uma plataforma que nasceu com a proposta de tornar soluções em blockchain mais acessíveis, a partir de uma simplificação na produção de aplicativos descentralizados.
Near também aparece como uma das tantas respostas que o mercado oferece para responder os problemas de escalabilidade que afetam ainda muitas blockchains, como é o caso do Ethereum.
Por isso, a Near se posiciona como uma facilitadora, trazendo não só um ambiente escalável, mas também amigável aos desenvolvedores técnicos. E isso, claro, agradou bastante a comunidade, que ajudou no aquecimento de toda a base.
Até agora, existem quase 100 apps já desenvolvidos dentro da plataforma, em cerca de um ano de lançamento. Só aí, foram mais de 777 milhões de transações, com um fluxo de aproximadamente US$ 8 bilhões. Além disso, a atividade é crescente dentro do protocolo.
Fonte: DappRadar
Como a Near funciona
A Near opera a partir de uma infraestrutura chamada “sharding dinãmico”. Ela permite que a rede se ajuste e escalone de maneira eficaz à medida que a demanda aumenta.
Em termos mais técnicos, esse processo é possível graças à divisão da rede em múltiplos fragmentos (shards), que podem processar transações e contratos inteligentes em paralelo, aumentando drasticamente a capacidade total da rede.
Além do funcionamento da rede, os desenvolvedores também contam uma série de ferramentas disponíveis para a criação de dApps, assim como uma curva de aprendizado bem reduzida. Afinal, a produção é compatível com linguagens de programação bem conhecidas, como Rust e AssemblyScript.
Mecanismo de consenso da Near
Diante da infraestrutura de sharding dinâmico, o mecanismo de consenso da Near é conhecido como Nightshade, em uma busca por otimização do armazenamento e processamento de dados dentro da rede.
Assim, o modelo permite que cada shard produza um pedaço de um bloco completo, denominado “chunk”. Cada chunk contém uma parte das transações e, juntos, formam um bloco completo que é registrado na blockchain.
Esse mecanismo não apenas melhora a eficiência do processamento, mas também fortalece a segurança da rede, uma vez que é mais difícil para os atacantes comprometerem uma grande quantidade de shards simultaneamente.
A criptomoeda NEAR
Para tudo isso funcionar, o protocolo se apoia na criptomoeda NEAR. O token não só é a moeda de troca da rede, mas também é utilizada em outros mecanismos, como:
- Taxas: A principal funcionalidade da NEAR é ser utilizada para pagar as taxas de transação e armazenamento de dados dentro do protocolo, assim como as validações dos smart contracts. Mais ou menos o que o ETH é dentro da rede do Ethereum.
- Validação: O token NEAR também é utilizado para garantir que as transações dentro do protocolo são verdadeiras e seguras. Para isso, o processo de staking de criptomoedas garante que os usuários que participam da validação recebam NEAR como recompensa.
- Governança: NEAR dá direito aos detentores da criptomoeda a participarem nas decisões de governança da rede, oferecendo a eles uma voz ativa no desenvolvimento do protocolo.Deploy de dApps: Desenvolvedores usam NEAR para implementar e operar dApps na rede, o que facilita a criação de novas aplicações descentralizadas e serviços inovadores.
Benefícios de Investir em NEAR
Em meio a tantas criptomoedas disponíveis no mercado, por que você deveria considerar investir em NEAR? Bom, então, vamos analisar seus fundamentos e diferenciais!
- Diversificação de portfólio: Apesar de ser uma criptomoeda, sabemos que cada uma tem seu objetivo técnico. Diferente do Bitcoin, a NEAR opera diretamente no desenvolvimento de dApps. Então, investir em NEAR é uma clara diversificação de carteira de criptomoedas.
- Potencial: Considerando as necessidades de desenvolvimento técnico para Web 3.0, a NEAR tem um potencial tecnológico significativo, que tende a aumentar, conforme mais dApps são publicado em sua rede;
- Staking: A partir do modelo de staking, a liquidez de NEAR aumenta, o que acaba sendo uma opção bastante interessante para traders que querem operar altos volumes da criptomoeda. Inovações: Com uma comunidade ampla e ativa, a NEAR pode ganhar cada vez mais melhorias regulares e ampliar sua capacidade de desenvolvimento e aceitação. Para os investidores, essa adoção pode ser traduzida como potenciais lucros.
Onde comprar NEAR?
Se quiser investir em NEAR, você pode comprar a criptomoeda diretamente na Foxbit Exchange!
São mais de 100 tokens disponíveis para negociação, em uma exchange 100% brasileira, com suporte em português e 24/7!