TIA, OP e ARB: Três novas criptomoedas para investir chegaram na Foxbit

mar 7, 2024 | Altcoins

Chegaram três novas criptomoedas para investir aqui na Foxbit! E os projetos são bem interessantes. Com Celestia (TIA), Optimism (OP) e Arbitrum (ABR), você tem acesso a quase 100 moedas digitais para comprar e vender na plataforma!

De soluções de segunda camada à revolução das blockchains modulares, esses três tokens entram para lista de boas opções para diversificar e investir em criptomoedas. Para você não cair de paraquedas aqui, dá uma olhadinha no que cada uma delas oferece!

Celestia (TIA)

Celestia é uma plataforma blockchain. Porém, ela não é nada comum. Afinal, ela se apresenta como uma rede modular, considerada uma espécie de evolução dos protocolos monolíticos que conhecemos, como Bitcoin e Ethereum 1.0.

Com a promessa de ser muito mais eficiente e segura que as redes atuais, a Celestia conta com o suporte do token nativo TIA. Esta moeda é o que faz todo o ecossistema funcionar, pagando taxas de transações, staking e governança do protocolo.

O grande diferencial da Celestia é sua arquitetura modular. Ela é responsável por separar as camadas de liquidez, consenso e execução. Isso permite que diferentes blockchains possam rodar suas aplicações a partir da infraestrutura da Celestia, cada uma com seu próprio conjunto de regras e governança, mas compartilhando a mesma camada de segurança e consenso.

Essa abordagem é um marco da tecnologia, pois tende a oferecer uma flexibilidade nunca antes vista, permitindo uma personalização e eficiência maiores para projetos baseados em blockchain, em comparação às redes monolíticas, como Bitcoin e Ethereum.

Optimism (OP)

Optimism é uma solução de layer-2 construída especificamente para a blockchain do Ethereum. Seu projeto tem como atividade central aumentar a eficiência e reduzir as taxas de transação na rede principal. 

Apesar de rodar “fora” da mainnet, sua tecnologia permite alcançar esses objetivos e ainda trazer mais segurança e descentralização à rede Ethereum. Enquanto isso, o token nativo OP opera como a unidade de valor da plataforma Optimism, sendo utilizado para pagamento das taxas de transação, staking e governança.

A base da Optimism são seus chamados “rollups otimistas”, permitindo processar transações fora da mainnet (off-chain) para, depois, adicioná-las à rede principal. Esta abordagem assume que todas as transações são verdadeiras, agrupando-as em uma única informação.

Este conjunto de dados, então, é enviado ao Ethereum, podendo ser contestado por qualquer validador. Assim, é realizado um novo teste e a operação atualizada, caso seja identificada uma fraude. O operador que “deixou passar” a movimentação fraudulenta é penalizado.

Esse aspecto torna as transações no Ethereum muito mais rápidas e baratas, além de tornar o processo bastante transparente. O protocolo ainda é compatível com os smart contracts da rede principal, facilitando a migração de aplicativos descentralizados (dApps) sem precisar alterar o código original.

Arbitrum (ARB)

Arbitrum é uma das mais recentes e populares soluções de layer-2 para a blockchain do Ethereum. O projeto foi desenvolvido para melhorar a escalabilidade e a eficiência da rede, focada na construção de smart contracts e aplicativos descentralizados (dApps). 

Em seu core, a Arbitrum tenta reduzir as – já conhecidas – elevadas taxas de  transações na plataforma do Ethereum, além de aumentar consideravelmente a velocidade das operações. Já seu token nativo, o ARB, é a moeda de troca para que todas estas soluções funcionem, além de ser aplicada para a segurança da rede e também governança.

O funcionamento da Arbitrum se baseia em uma metodologia conhecida como “rollups”. Este processo “empacota” diversas transações fora da rede principal (mainnet): no caso, o Ethereum.

Só depois que tudo estiver agrupado e validado, que essas operações são inseridas na blockchain, como se fossem uma única transação. Isso dá respiro para a mainnet, tornando as validações muito mais rápidas e baratas.

Além disso, a Arbitrum permite a compatibilidade com os smart contracts aplicados dentro do Ethereum. Isso cria uma ponte muito eficiente para que os desenvolvedores migrem seus dApps para a Arbitrum, sem que precisem reescrever seus códigos.

Diversifique sua carteira de criptomoedas

Com a chegada dessas três gigantes do mercado de criptomoedas na Foxbit, ficou ainda mais fácil você ampliar suas opções de portfólio.

São mais de 90 tokens listados para compra e venda na exchange, tudo em real (BRL), 24 horas por dia, 7 dias por semana, e com apoio do nosso time de suporte!

Comece agora a negociar TIA, OP e ARB aqui na Foxbit!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.