O que é Tether? Token

O que é Tether?

Tether é uma criptomoeda baseada em uma plataforma de tecnologia blockchain na qual as moedas digitais em circulação são lastreadas.

Tether é uma criptomoeda baseada em uma plataforma de tecnologia blockchain na qual as moedas digitais em circulação são lastreadas em uma quantidade equivalente de moedas fiduciárias tradicionais – no caso o dólar que são mantidos em uma conta bancária designada. Os tokens Tether, são negociados com o símbolo USDT.

No universo das criptomoedas, atualmente as flutuações diárias são muito amplificadas, tornando-as impraticáveis ​​para o uso convencional, como meio de troca, por exemplo. Embora a volatilidade estimule o uso de uma criptomoeda como um ativo especulativo, mas limita, por exemplo, o uso diário no varejo como meio de pagamento.

Ao imaginar um futuro no qual as criptomoedas são usadas diariamente nesse varejo exemplificado, a volatilidade precisa ser combatida, e é aí que o tether entra em jogo. O tether é uma stablecoin que foi criada para ser estável o suficiente em seu poder de compra ou, no máximo, ligeiramente inflacionário, para incentivar os proprietários a gastar, em vez de manter os tokens. Em sua forma mais simples, Tether, é uma criptomoeda com um preço fixo medido por uma moeda fiduciária, neste caso, os dólares americanos.

Diante de um mercado de preços volátil, um vendedor pode e deverá ficar cético ao negociar bens e serviços por medo de perder valor devido à alta modificação diária de preços – uma das razões pelas quais as criptomoedas ainda não foram amplamente adotadas. Claramente, eles são avessos ao poder de compra que a volatilidade pode proporcionar.

Aqui aparece a primeira grande vantagem do uso do tether, vantagem essa que as moedas tradicionais não oferecem, por ser uma moeda estável, possui valor na conversão para moedas fiduciárias, para dessa forma, facilitar operações de pagamentos.

O Tether ocupa o 5º lugar entre os mais altos valores de mercado (cerca de US$ 51,013,755,699 bilhões) em 29/04/2021. Seu valor, contudo, é igual a 1 dólar, visto que o Tether é lastreado na moeda norte-americana. É também a stablecoin mais popular do mundo e até atua como uma substituição do dólar em exchanges internacionais. Ser lastreado pelo dólar significa que para cada Tether emitido, há uma quantia equivalente em dólares mantidos em reserva.

Benefícios da adoção do Tether

Tempo de Transação

O Tether facilita a transferência de dinheiro real para dinheiro digital. Considerando os pagamentos garantidos oferecidos pelo uso da plataforma blockchain. Também é mais rápido converter em criptomoedas do que o normal. O tether também possui vantagem quando se trata de comprar criptomoedas baratas em momentos de queda de preço no mercado.

Estabilidade de Preços

As criptomoedas são notórias por serem voláteis, e negociar uma moeda volátil por outra cria uma grande quantidade de complicações e riscos extras. É por isso que uma moeda base estável é extremamente útil.

Para entender o porquê, imagine o seguinte cenário, que envolve a negociação de Bitcoin por Ethereum:

  1. Você converte BTC para comprar ETH.
  2. ETH aumenta 10%.
  3. Você deseja obter lucro e vender seu ETH para o BTC.
  4. Enquanto o comércio está sendo processado, o Bitcoin cai 15%.

Apesar de estar correto sobre a direção da ETH, você sofreria uma perda devido à queda do BTC. Ao usar USDT, sua única preocupação é o preço do Ethereum.

Aceitação

Um bom número de plataformas trabalhando com criptomoedas aprimorou suas plataformas depois que adotaram o Tether. Plataformas que inicialmente não dispunham de recursos para usar o dólar americano, usam o Tether, permitindo que eles se abram para novos mercados.

Backup Formidável

A estabilidade do mercado de seu investimento em criptografia é garantida pelo uso do Tether como um fundo de backup. A quantidade de Tether em circulação deve ser proporcional aos fundos de backup, mas como já foi dito no texto, já existiram controvérsias a respeito de como a auditoria externa deve ser realizada.

É importante ressaltar que a própria Tether Limited reconhece atuar como um custodiante centralizado de ativos de reserva. No entanto, como o próprio White Paper do Tether menciona, eles acreditam que esta implementação estabelece as bases para a construção de futuras inovações que visam eliminar essas fraquezas, criar uma plataforma robusta para novos produtos e serviços e apoiar o crescimento e utilidade da blockchain Bitcoin no longo prazo.

Inovações da Plataforma

Algumas dessas inovações incluem:

  • Facilitação de pagamento móvel entre usuários e outras partes, incluindo outros usuários e comerciantes
  • Transferência de valor fiduciário instantânea ou quase instantânea entre partes descentralizadas (como múltiplas trocas)
  • Introdução ao uso de contratos inteligentes e recursos de várias assinaturas para melhorar ainda mais o processo de segurança geral, prova de reservas e habilitar novos recursos.

O propósito do Tether

O principal objetivo do Tether é fornecer liquidez e um hedge contra a volatilidade do mercado. Os tokens são vinculados a uma autorização, o que significa que não deve haver perda de valor ou volatilidade, como ocorre com outros tokens.

Isso também torna a stablecoin menos arriscada do que as criptomoedas típicas. Sua relevância como alternativa a moedas fiduciárias é uma grande vantagem que não pode ser enfatizada em demasia, valorizada por traders e investidores. Para muitos investidores, o Tether oferece uma via para colocar seus investimentos quando o mercado está em baixa, especialmente em países onde a conversão de criptomoedas em moeda fiduciária é um aborrecimento.

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA