Qual a diferença entre tokens, criptomoedas e moedas fiduciárias? Educação Financeira

Qual a diferença entre tokens, criptomoedas e moedas fiduciárias?

Entenda a diferença desses três ativos e de que forma você pode lidar com eles.

No mundo da criptoeconomia existem diversas nomeclaturas, que muitas vezes a primeira vista pode parecer complicado, pensando nisso, para facilitar o aprendizado, fizemos um dicionário de criptomoedas, chamado criptonário, no post de hoje vamos explicar três deles: tokens, criptomoedas e moedas fiduciárias, e a qual a diferença entre eles.

Vamos começar pelo que as pessoas mais confundem e têm dúvidas:

Token

Os tokens são comumente confundidos com criptomoedas, porém, são diferentes, eles geralmente são criados para serem distribuídos para as pessoas com promessas de valerem algo no futuro, são ativos digitais que podem ser usados ​​dentro do ecossistema de um determinado projeto. Uma outra diferença também entre tokens e criptomoedas é que os tokens utilizam a blockchain de outra moedas, já as criptomoedas tem a sua própria blockchain.  

Exemplos: Tether, Chainlink, Basic Attention Token e Nexo.  

Criptomoedas

As criptomoedas são moedas descentralizadas, ou seja, não são emitidas por nenhum banco central e não estão atreladas a nenhum governo, diferente das moedas fiduciárias. Mas mesmo assim, elas podem ser utilizadas para negociação de compra de bens reais e negociações internacionais. A primeira criptomoeda criada e mais conhecida é o bitcoin, mas hoje em dia já existem muitas em circulação.

Exemplos: Bitcoin, Ethereum, Litecoin, EOS e Cardano. 

Moeda fiduciária

Moedas fiduciárias ou chamadas também de moedas fiat (fiat currency), são as que têm seu valor garantido pelo governo emissor, não por um bem físico. O que determina o valor desse tipo de moeda é a força e respeito desse governo emissor. Esse tipo de dinheiro ainda é muito utilizado ao redor do mundo, as moedas fiduciárias substituíram o pagamento em padrão ouro e outros sistemas que definiam os valores da moeda.

Exemplos: Dólar, Euro e Real. 

Se você tem interesse nesse assunto, acesse o CoinGoLive é bem interessante, neste site eles listam as criptomoedas e tokens mais cotados do mundo. Aproveite para aprender mais sobre esses ativos. 

Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de moedas já pode começar a negociar com maior tranquilidade e clareza. Aproveite para negociar em nossa plataforma e para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA