Antes da busca por liquidez do mercado e da desvalorização de mais de 30% dos principais índices do mundo, o Ibovespa estava na faixa dos 104.000 pontos, enquanto o S&P 500 estava na região dos 3.100 pontos. Atualmente, o S&P 500 recuperou-se da desvalorização que sofreu três meses atrás e voltou aos 3.100, assim como o Ibovespa, que já está próximo dos seus 100 mil pontos.
Assim como os principais índices do mundo, o Bitcoin também retornou para patamares de preço semelhantes ao começo da pandemia. Entretanto, no início da crise, o criptoativo sofreu uma desvalorização maior do que os mercados de capitais (cerca de 40%). Portanto, sua recente recuperação parcial fez com que o BTC se tornasse o ativo que mais se valorizou nas últimas duas semanas (entre os principais ativos analisados).
Esse movimento de alta que o Bitcoin realizou, acompanhando o mercado de capitais, fez com que o ativo voltasse a apresentar uma alta correlação com o S&P 500, que se valorizou consideravelmente nesse último mês, apesar de uma retração na semana passada.
Além disso, essa alta correlação com o S&P está muito ligada à baixa volatilidade que o Bitcoin vem apresentando nesse último mês. O ativo está mantendo sua volatilidade diária do período de 30 dias, abaixo dos 4%, algo incomum para a criptomoeda.
Ao analisar o Bitcoin através de indicadores técnicos, percebe-se que essa baixa volatilidade tende a ter um fim nas próximas semanas.
Primeiramente porque o ativo encontra-se em uma zona do afunilamento nos tempos gráficos mais curtos, estando entre uma linha de tendência de baixa e outra linha de tendência de alta. Essa análise nos abre a possibilidade de um rompimento do ativo tanto para cima quanto para baixo.
Além disso, no fim dessa semana ocorrerá o vecimento de mais de 1 bilhão de dólares em contratos em abertos de opções na Deribit e na CME. Tal fato, historicamente, pressupõe um grande movimento do ativo após esses vencimentos.
Dessa maneira, é esperado uma grande movimentação do Bitcoin após o dia 26 de junho.
Esperamos que tenha gostado de nossa análise semanal. Para saber mais sobre a provável direção desse possível rompimento do Bitcoin e para ter atualizações completas sobre o mercado de capitais, baixe o Mercurius Report #03, disponível gratuitamente no link abaixo.