Segurança de criptomoedas

nov 5, 2019 | Segurança

Em meio a tantas notícias de fraudes em criptomoedas. As pessoas ficam com o pé atrás de começar a negociar e entrar no mundo cripto, pois logo surge a preocupação em ter suas criptos roubadas ou ser hackeado.

Nesse post vamos te ensinar como manter a segurança das suas criptomoedas. Desde a compra até o armazenamento delas.

Sabemos que após você realizar a compra de suas criptomoedas em nossa plataforma, é necessário você guardar em um local seguro. Não é indicado deixar parado na exchange, pois a exchange é apenas para compra e venda, não é considerado uma carteira. Vamos falar mais sobre isso logo abaixo.

Como é armazenado?

Os bitcoins e outras criptomoedas são criptoativos protegidos por criptografia. As criptos ficam armazenadas em carteiras chamadas também de wallets, essa carteira é onde terá seu endereço de envio e recebimento. Dentro dessas carteiras você terá dois endereços, que explicaremos melhor abaixo:

O endereço público (ou chave pública) – é aquele que você utiliza para fazer as transações. Esse número de carteira você pode mostrar e enviar para outras pessoas, para que a outra parte consiga enviar os fundos e para transação ocorrer corretamente, com o envio do seu valor em cripto.

O endereço privado (ou chave privada) – esse endereço é responsável pela assinatura das suas transações. Essa não pode ser revelado a terceiros, pois através dele, você tem acesso a seus fundos em bitcoins ou outras criptomoedas. 

Os tipos de carteiras existentes são: 

Carteiras online 

Essas carteiras são executadas através de serviços em nuvem. Por ser online, elas podem ser acessadas através de qualquer dispositivo com acesso a internet. Sendo assim, mais prático entre as maioria das pessoas.

Não é o mais recomendado, mas muitas pessoas preferem, pela praticidade. Essas carteiras armazenam as suas chaves privadas online, elas ficam com a posse da sua chave privada, ou seja, sua chave é controlada por terceiros, o que faz delas menos seguras.

Existem alguns tipos de carteiras online, como:

  • Carteiras Móveis ou Mobile Wallets

São carteiras que rodam através de aplicativos em smartphones, elas são muito úteis, pois podem ser utilizadas como meio de pagamento em qualquer lugar que aceite bitcoin. 

  • Carteiras para computador ou Desktop Wallets 

Esse modalidade de carteira é mais segura que as carteiras anteriores, elas são baixadas através de um notebook ou computador e só podem ser acessadas através deles. 

Carteiras offline 

Uma carteira offline é um tipo de carteira que não tem a necessidade de estar conectada a internet para que ocorra o armazenamento. Como por exemplo, as carteiras de papel e hardwares wallets, que tem como principal função armazenar suas criptomoedas.

  • Carteiras de papel ou Paper Wallet

É considerado um meio muito seguro de guardar suas criptomoedas, pois não correm tanto risco, justamente por ser offline. Pois não é necessário um acesso a internet, ela é basicamente um pedaço de papel contendo suas chaves privadas e públicas.

Ela é muito útil para você receber e armazenar suas criptomoedas. Porém, não são muito práticas para você retirar ou enviar suas criptos, pois você precisará digitar suas chaves em um computador. 

  • Hardware Wallets ou carteiras físicas USB

São pequenos dispositivos USB que armazenam suas chaves privadas de maneira offline, assim como as carteiras de papel, possuem um sistema operacional próprio criado especialmente para o dispositivo em si, oferecendo um alto nível de segurança, sendo o método mais seguro de armazenamento de suas criptomoedas.

Agora que você já sabe como armazenar suas criptos com segurança, já pode se aventurar nas negociações. 

Acompanhe nosso blog temos muito conteúdo educativo e completamente gratuíto, a fim de informar e educar pessoas sobre o mundo cripto. 

Nos siga em nossas redes sociais, temos notícias, tutoriais de como funciona a plataforma e uma dose de entretenimento.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.