Toncoin (TON): o que é, relação com Telegram e como comprar na Foxbit

abr 17, 2024 | Altcoins

Muito popular desde seu lançamento, a Toncoin (TON) ganhou destaque no mercado de criptomoedas, por ser um ativo pensado especialmente para o aplicativo de troca de mensagens Telegram. 

O desenvolvimento da moeda digital foi desativado em pouco tempo, principalmente após uma série de questões legais envolvendo o uso de tokens. Entretanto, a equipe por trás da TON abraçou o projeto, dando sequência e suporte à solução até hoje.

 

 

O que é a Toncoin (TON)?

A Toncoin, frequentemente chamada simplesmente de TON, é a criptomoeda nativa da blockchain de layer-1 Telegram Open Network. Porém, com o encerramento do projeto por parte do Telegram, a rede foi renomeada para “The Open Network”, mantendo sua sigla: TON.

Esta plataforma foi projetada para ser uma blockchain de terceira geração superando as limitações das gerações anteriores e proporcionando:

Escalabilidade
Flexibilidade
Velocidade acima das outras redes.

Para tudo isso funcionar, a criptomoeda Toncoin é a referência como remuneração aos validadores da blockchain, pagamento de taxas de transações e utilização em diversos aplicativos descentralizados (dApps) apresentados pela rede.

Como funciona a TON?

A TON utiliza um mecanismo de consenso baseado em Proof of Stakes (PoS) e é projetada para suportar múltiplas cadeias de blocos e até mesmo cadeias de blocos de trabalho. Isso a torna extremamente escalável, capaz de processar milhões de transações por segundo. 

Além disso, a TON introduziu o conceito de “sharding”, que permite que a rede se divida em múltiplos fragmentos para processar transações de forma mais eficiente.

Com isso, a TON se prontifica a ser um ecossistema completo, oferecendo armazenamento e serviços descentralizados, e meios de pagamentos cada vez mais rápidos, transparentes, seguros e baratos.

Fundadores e história da TON

A TON foi fundada por Nikolai e Pavel Durov, os irmãos por trás do popular aplicativo de mensagens Telegram. Eles são conhecidos por sua abordagem inovadora no mundo da tecnologia e por sua visão de criar plataformas que respeitem a privacidade e a liberdade dos usuários.


Originalmente, ela foi concebida como uma extensão do Telegram, permitindo integrar capacidades de blockchain e criptomoeda ao aplicativo. Apesar de ser um projeto bastante relevante, ele não foi para frente na época, por conta de uma série de regulamentações e questões legais.

Entretanto, por ser de código aberto, a TON foi “resgatada” por desenvolvedores e entusiastas, denominados “Ton Foundation” para dar sequência e suporte à criptomoeda e blockchain até hoje.

 

Marketcap da TON

Assim como muitas criptomoedas, a TON apresenta uma volatilidade considerável em sua capitalização de mercado.

>
>

TON é, hoje, a 9ª criptomoeda com maior marketcap do mercado de criptomoedas. Em abril de 2024, a capitalização de mercado da TON atingiu sua máxima histórica, em US$ 24,5 bilhões. Sua mínima aconteceu em junho de 2022, registrando US$ 999 milhões, segundo o portal CoinMarketCap.

Leia também: O que é all-time high?

 

Em meio ao desempenho, a TON é um ativo que tem uma espécie de “chancela” do Telegram, o que pode promover um sentimento positivo em relação à moeda. 

Ao mesmo tempo, as soluções oferecidas e conexões com aplicativos descentralizados são bastante funcionais e relevantes para o mercado financeiro e tecnológico, colocando fundamentos poderosos na mesa.

 

Vantagens de investir em TON

TON sempre teve uma narrativa muito forte por trás de seu projeto, ainda mais por estar vinculada, até mesmo hoje, a um dos aplicativos de mensagem mais famosos do mundo: o Telegram. Mas além do possível “marketing”, há também aspectos importantes da própria tecnologia e podem ser consideradas vantagens na hora de investir em TON.

 

Versatilidade: Com um ambiente diverso de soluções técnicas, a criação de dApps, como carteiras, jogos e meios de pagamento é bastante ampla, abrindo espaço para novos desenvolvimentos.

Escalável: Por ter tido seu início a partir do Telegram, escalabilidade sempre foi um ponto importante para TON, que pode realizar milhões de transações por segundo.

Descentralização: Apesar da sua relação com o Telegram, hoje, a TON é mantida por uma comunidade totalmente descentralizada, o que garante sua segurança e desenvolvimentos a partir dos próprios usuários.

 

Como comprar TON?

A TON está agora disponível na Foxbit Exchange para negociação! 

Por meio de sua conta, você pode transferir TON de carteiras externas, fazer a aquisição através do PIX, boleto bancário ou cartão de crédito e ainda adicionar a criptomoeda na compra recorrente.

Tudo isso com a segurança, facilidade e atendimento exclusivo da Foxbit Exchange!

 

Negocie TON na Foxbit!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.