Se você está animado com o Bitcoin, é bom ter um pouco de cuidado, o mercado está muito ganancioso.
Um dos indicadores que nós mais observamos no mercado é o índice de medo e ganância. Em especial, quando o sentimento do mercado apresenta uma grande alteração e, efetivamente, foi o que ocorreu.
O índice atingiu a ganância extrema, apontando que os investidores de criptomoedas estão começando a investir de forma irracional no Bitcoin. O que é uma excelente oportunidade para grandes players realizarem seus lucros, dado que o BTC valorizou 30% nos últimos trinta dias.
Medo e ganância do mercado
Caso você esteja muito animado com o mercado, tome cuidado. Você pode ser surpreendido com uma retração do Bitcoin, visto que, dentro do horizonte semanal, é muito plausível vermos uma retração no BTC.
Precisamos ficar atentos, pois nem sempre a indicação de sobrecompra no estocástico leva à desvalorização repentina. Por exemplo, em 2019 tivemos uma subida de preço acentuada mesmo com o estocástico a níveis altos.
Volume Semanal
BTC/USD (coinbase) | Visualização semanal
Outro fato interessante de ser observado é o volume crescente do Bitcoin no gráfico semanal.
Volume de trading na Coinbase (7 dias)
Como o volume semanal cresceu de forma consistente, se ele se estabilizar, isso finalmente reduz o risco de manipulação de mercado.
Com a diminuição desse risco, os indicadores técnicos e fundamentalistas tendem a ter mais efetividade e o mercado tende a se comportar de uma forma menos volátil.
Podemos ter uma visualização mais positiva em relação ao Bitcoin, visto que, no horizonte mensal, a tendência é de alta.
BTC/USD (coinbase) | Visualização mensal
Enfrentamos somente duas objeções para uma subida e consolidação na região dos 15000 USD: a resistência de momento dos 12000 USD, e os volumes decrescentes desde 2018.
Caso tenhamos uma subida sem volume, ou formemos topo na resistência, podemos acumular perdas dentro do canal de alta.
Vale lembrar que o fundo do canal está na faixa dos 7000 USD.
Quer saber mais sobre essa perspectiva?
Então baixe nosso report semanal!