WorldCoin: O que é, como funciona e qual o vínculo com ChatGPT?

jul 27, 2023 | Produtos

WorldCoin (WLD) é a mais nova criptomoeda do mercado, e já está disponível para negociação na Foxbit Exchange ! Ela tem como um dos grandes líderes Sam Altman, CEO da OpenAI, dona do famoso serviço de inteligência artificial (IA): ChatGPT.

A moeda faz parte do projeto World ID. O sistema funciona como um “passaporte digital” para comprovar a identidade dos usuários como pessoas reais, evitando bots de IA. 

Só na fase Beta, a World ID conquistou 2 milhões de usuários e, tenta agora, emplacar sua solução para coleta biométrica em 35 cidades de 20 países diferentes.

Após seu lançamento, a WLD chegou a registrar uma alta de 1.550%. Com esse apelo todo, como essa moeda digital realmente funciona, quais vantagens e também os riscos desse criptoativo?

O que é WorldCoin?

A WorldCoin é uma criptomoeda da Tools for Humanity, empresa criada por Sam Altman, CEO da OpenAI, e cofundada por Alex Blania. 

Seu objetivo é oferecer uma solução segura e justa para a identificação de usuários reais, garantindo sua privacidade e estabelecendo as bases para uma renda básica universal financiada por IA. 

A criptomoeda utiliza o recurso inovador World ID, que é uma identidade digital única baseada no escaneamento da íris dos olhos das pessoas.

Como funciona a WorldCoin

O funcionamento da WorldCoin baseia-se no uso do dispositivo “Orb”, uma esfera semelhante a uma bola de boliche. 

Os interessados em obter um World ID devem se cadastrar, e seus olhos serão escaneados pelo Orb para criar sua identidade digital única.

Leia também: O que é KYC?

A tecnologia por trás deste mecanismo utiliza blockchain para armazenar as identidades registradas, garantindo a privacidade dos usuários enquanto fornece uma prova de identidade confiável. 

Isso é especialmente relevante devido ao aumento do uso de chatbots de IA generativa, como o ChatGPT, que torna cada vez mais desafiador distinguir pessoas reais de bots.

Vantagens da WorldCoin

A WorldCoin apresenta diversas vantagens significativas. Primeiramente, o recurso World ID permite comprovar a autenticidade dos usuários, eliminando bots de IA e protegendo a integridade da rede. 

Além disso, o projeto visa aumentar as oportunidades econômicas e democratizar processos globais por meio de uma identificação digital segura e confiável.

Outra vantagem é o potencial para uma “renda básica universal financiada por inteligência artificial”, como destaca uma carta de apresentação da empresa.

Riscos da WorldCoin

Apesar das promessas e inovações, o projeto WorldCoin também enfrenta alguns desafios e riscos. 

O escaneamento biométrico pode gerar preocupações sobre privacidade e segurança dos dados coletados. 

Embora a tecnologia garanta a segurança das informações armazenadas em blockchain, é essencial garantir medidas robustas de proteção contra violações e uso indevido de dados.

Além disso, a implementação de um sistema de renda básica universal financiada por IA é um desafio complexo que requer coordenação entre várias entidades globais

A falta de uma resposta clara sobre a distribuição de fundos pode gerar incertezas e dúvidas sobre a viabilidade do projeto a longo prazo.

Entre as vantagens e riscos, Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, apresentou uma carta aberta em que discute os principais pontos da nova solução.

Buterin fala sobre WorldCoin

Logo após o lançamento da criptomoeda, Vitalik Buterin relatou suas opiniões sobre a nova tecnologia.

Em um texto publicado algumas horas após o anúncio oficial do ativo, o desenvolvedor de softwares destaca que as soluções da World ID podem ajudar a resolver um possível grande problema gerado pela própria Inteligência Artificial.

“A filosofia por trás do projeto é simples. A IA vai criar muita abundância e riqueza para a humanidade, mas também pode acabar com o emprego de muitas pessoas e tornar quase impossível dizer quem é humano e não um robô“.

Saiba mais: Como investir em criptomoedas

Embora apresente uma possibilidade assertiva na identificação pessoal, Buterin destaca que a solução pode ainda ser integrado a outras funcionalidades já existentes, como:

Votação em Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs)

Proteção contra bots em redes sociais e ataques DoS 

Airdrops para distribuições de tokens.

O CEO do Ethereum acrescenta, porém, que já existem projetos com os mesmos objetivos, mas cada um com seu mecanismo de verificação próprio.

Nem tudo são flores para Buterin

Se a tecnologia da World ID pode trazer mudanças positivas significativas ao mundo atual, Buterin destaca quatro aspectos que podem enterrar as vantagens do projeto:

Privacidade

Acessibilidade

Centralização

Segurança

A começar pela privacidade e acessibilidade, o desenvolvedor acredita que há um alto risco de vazamento de dados, enquanto o ainda baixo alcance dos orbes pode levar muitas pessoas a ficarem de fora do sistema.

Comprar WorldCoin

Fonte: Blog Vitalik Buterin

Em relação à centralização, Buterin destaca que “a Worldcoin Foundation tem a capacidade de inserir um backdoor no sistema, permitindo que ela crie arbitrariamente muitas identidades humanas falsas“.

Por fim, a segurança pode ser violada por hackeamento de smartphones ou até mesmo pela impressão de íris falsas por grupos criminosos.

Oportunidade e cautela

A WorldCoin surge como uma criptomoeda inovadora que incorpora a identidade digital única World ID, garantindo a autenticidade dos usuários e combatendo bots de IA. 

Apesar dos desafios e riscos, a WorldCoin traz promessas de solucionar lacunas importantes do cotidiano global. 

Seus planos de expansão pelo mundo, com a distribuição dos dispositivos Orb e a ampliação das operações de coleta biométrica, representam passos importantes em direção a esse objetivo.

No entanto, como destacado pelos cofundadores e o CEO do Ethereum, a jornada será desafiadora, e a concretização das metas do projeto exigirá esforços contínuos e colaborativos. 

A WorldCoin é um passo ousado em busca do alinhamento da identidade em escala global, e seu impacto no mundo das criptomoedas e da IA será observado de perto por entusiastas e especialistas em tecnologia nos próximos anos.

Enquanto isso, você pode negociar a WorldCoin na Foxbit Exchange e na Foxbit Pro!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.