Carteira de Bitcoin: O que é, como escolher e alguns cuidados

fev 22, 2022 | Bitcoin, Segurança

Uma carteira de Bitcoin – ou wallet digital – é a principal ferramenta que você pode ter para manter suas criptomoedas sempre seguras, independente de ataques hackers ou outros problemas enfrentados pelas plataformas de negociação.

Entretanto, muitos ainda sabem pouco sobre esse tipo de armazenamento de moedas digitais ou acham muito complicado escolher uma, ficando cada vez mais expostos a possíveis perdas de seus ativos.

Por isso, vamos explicar para você o que é uma carteira de Bitcoin, os tipos mais famosos e alguns cuidados com elas!

O que é uma carteira de Bitcoin?

Assim como os aplicativos de pagamentos – Samsung Pay e Apple Pay -, uma carteira de Bitcoin funciona de forma semelhante, armazenando seus dados “bancários” da blockchain.

Para facilitar, vamos dividir essa sua conta em três pontos:

– Endereço ou chave pública

– Endereço ou chave privada

Criptomoeda para transação

Endereço ou chave pública de uma carteira de Bitcoin

As carteiras de Bitcoin oferecem um código alfanumérico extenso, que corresponde às informações do usuário. É a partir dessa chave pública – ou também conhecida como endereço -, que você consegue transferir e receber criptomoedas de outros usuários.

Em um paralelo com o sistema financeiro tradicional, isso seria equivalente aos seus dados de instituição bancária. Para receber alguma transação, é preciso apresentar o número de agência, o tipo e número da conta ou, então, o código PIX.

Com esses dados públicos em mãos, qualquer pessoa pode enviar dinheiro para você.

Endereço ou chave privada de uma carteira de Bitcoin

Já a chave privada, como o próprio nome diz, é um código que deve ser mantido em segredo e acessível exclusivamente pelo dono daquela carteira de Bitcoin. Em outras palavras, a chave privada é a senha para acessar sua conta de criptomoedas.

Ela é formada por uma série de palavras aleatórias, sendo necessário um armazenamento bem cuidadoso. Afinal, sem esse conjunto, você perde o acesso à carteira de Bitcoin, e as criptomoedas se perdem para sempre, já que não há possibilidade de um “resgate” dessa chave.

Criptomoedas a serem transacionadas

Muitas carteiras de Bitcoin, que aceitavam exclusivamente a criptomoeda de referência no início, atualizaram seus softwares para serem compatíveis com outros ativos digitais também.

Mesmo assim, há ainda algumas restrições das wallets digitais para o recebimento de criptomoedas. Muitas têm suporte amplo, às vezes, para mais de 10 mil tokens, sendo que praticamente todas elas aceitam Bitcoin.

10 principais criptomoedas

Entretanto, é importante verificar se a carteira de Bitcoin é compatível com a moeda digital que você deseja transacionar.

Considerando, então, que uma carteira de Bitcoin é capaz de armazenar e transferir o próprio Bitcoin porque não deixá-las na exchange?

Não são suas chaves, não são suas moedas

Embora muitas exchanges oferecem bastante segurança aos usuários, a chave privada das carteiras, por logística, acaba ficando sob posse da empresa.

Porém, um lema antigo permeia os usuários de criptomoeda, que é o famoso “não são suas chaves, não são suas moedas“. 

Esta frase indica que, por mais que uma exchange seja segura, ela não é o lugar ideal para armazenar criptomoedas por muito tempo, já que a chave pública está na mão de uma terceira parte.

Já tivemos muitos casos de colapsos – alguns recentes – de algumas corretoras que geraram prejuízos bilionários a seus clientes.

Por isso, o recomendado é que se você não pretende realizar tradings ou outras operações mais constantes, o ideal é transferir seus ativos com foco em HODL para uma carteira de Bitcoin.

Tipos de carteira de Bitcoin

Existem dois tipos de carteira de Bitcoin: as hot wallets e as cold wallets.

Hot Wallets

Esse modelo de carteira de Bitcoin exige uma conexão direta com a internet, como aplicativos para smartphones, softwares de computadores ou até mesmo plugins de navegadores de internet.

Este tipo de carteira coloca os endereços público e privado em sua mão, o que dá mais controle e também acessibilidade aos seus ativos. Afinal, você não precisa ficar conectando um dispositivo externo para fazer suas transações.

Por outro lado, as carteiras conectadas à internet acabam por estarem mais suscetíveis a ataques hacker da própria wallet ou do computador, falhas no sistema ou algum outro tipo de brecha de segurança.

Cold Wallets

Já as carteiras de Bitcoin frias – ou cold wallets – funcionam de forma offline, sendo, então, consideradas as mais seguras de todas.

Por não estar conectada à internet, a possibilidade de ataques hacker ou outras brechas de segurança são praticamente impossíveis de acontecer.

Em contrapartida, esse tipo de carteira de Bitcoin torna os ativos menos acessíveis, pois sempre que quiser fazer alguma transação, será preciso abrir seu dispositivo – uma espécie de pendrive ou cartão de crédito mais encorpado – em alguma interface, ou até mesmo resgatar o papel – paper wallet -, em que suas chaves estão escritas ou impressas.

Desta forma, esses dois tipos de carteira de Bitcoin oferecem dois contextos distintos:

– Menos acessibilidade, mais segurança

– Mais acessibilidade, menos segurança.

Entretanto, quando usamos a frase “menos segurança” não quer dizer que suas criptomoedas vão ser roubadas instantaneamente. 

Este é apenas um alerta de que, mesmo em um sistema extremamente protegido, a exigência de conectividade com a internet de uma hot wallet a torna mais exposta em comparação ao dispositivo físico.

Qual carteira de Bitcoin escolher?

Escolher uma carteira de Bitcoin deve, necessariamente, abranger as suas necessidades de uso dos ativos armazenados nela.

Assim, fora a segurança, a acessibilidade é um ponto importante!

Se você é um operador que faz tradings diários, talvez tirar todas suas criptomoedas da exchange não faça sentido, já que o tempo para a movimentação dos tokens entre as wallets pode te fazer perder boas oportunidades de mercado.

Ao mesmo tempo, você não precisa deixar todo seu estoque de moedas na plataforma. A quantia destinada para HODL pode, então, ser facilmente enviada para uma carteira de Bitcoin externa do tipo “cold”, enquanto o volume de trading segue na exchange.

Agora, caso você utilize alguns tokens para transações rápidas ou pagamentos, as hot wallets podem trazer uma segurança desejada, mas mantendo o acesso rápido pelo celular, por exemplo.

Diante dessas necessidades, vamos ver alguns cuidados que você precisa ter com sua carteira de Bitcoin.

Cuidados com a carteira de Bitcoin

Seja ela uma cold ou hot wallet, é preciso investigar bem qual carteira de Bitcoin você irá utilizar.

No caso das hot wallets, faça o download das aplicações, e veja como é a experiência do usuário com quantias ínfimas de alguma criptomoeda. Procure também por notícias de possíveis vazamentos ou falhas de segurança que já ocorreram na história daquele software.

Já para as carteiras de Bitcoin offline, analise como os dispositivos funcionam e se eles têm suporte às criptomoedas que você precisa. Confira também possíveis hacks passados ou descontinuações de modelos.

É importante, inclusive, optar sempre comprar pelo site oficial da fabricante da carteira ou por revendedoras, de fato, oficiais. Em alguns casos, alguns criminosos podem forjar ou burlar um dispositivo que, em vez de armazenar, vai roubar suas criptomoedas.

Por fim, se você optar pela paper wallet, tenha muito cuidado!

Em muitos casos, as letras podem ser confundidas ou serem escritas de maneira semelhante, tornando impossível sua identificação em algum outro momento. Caso se sinta seguro mesmo assim, utilize uma caneta de alta qualidade, em que a tinta dure por muito tempo, verificando regularmente como está a leitura.

Crie também algumas cópias do documento e as armazene em local extremamente seguro, de preferência longe de possíveis estragos por traças, cupins, incêndios ou enchentes.

Pode parecer exagero, mas esses cuidados são fundamentais, pois uma vez que sua chave pública for perdida, a carteira de Bitcoin se torna completamente inacessível.

Mais proteção

A frase “o seguro morreu de velho” é um clichê, mas serve bem para este caso.

Prevenção é sempre a melhor atitude que podemos tomar quando investimentos e ativos estão envolvidos.
Por isso, faça um levantamento de suas criptomoedas e veja o que vale a pena para uma carteira de Bitcoin e quais devem ficar na exchange.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.