5 erros que você nunca deve cometer com seus investimentos

dez 26, 2017 | Investimento

Devido ao cenário econômico nada atrativo, as pessoas estão buscando novas alternativas para ter uma renda extra ao fim do mês, visto que a poupança já não rende o necessário. Por isso, fazer novos investimentos tornou-se uma prática comum na vida dos brasileiros.

A maioria dos novos investidores acaba cometendo alguns equívocos, afinal, não estão familiarizados com o assunto.

Neste post vamos ajudar você a investir dinheiro da forma mais correta possível. Para isso, listamos 5 erros que você jamais deve cometer ao investir o seu dinheiro. Confira!

1. Não conhecer o seu perfil de investidor

O primeiro passo para que você invista dinheiro da forma certa é conhecer qual é o seu perfil de investidor. O mercado financeira reconhece os investidores de 3 maneiras:

  • investidor conservador;
  • investidor moderado;
  • investidor arrojado.

O investidor conservador é aquele que pretende correr os menores riscos do mercado financeiro. Sendo assim, preza por investir suas economias em títulos de liquidez segura, como os investimentos de renda fixa.

Já o investidor moderado gosta de correr alguns riscos para ter um retorno maior do que o previsto. Por isso, grande parte das pessoas que têm esse perfil gosta de investir dinheiro em ações e fundos públicos ou privados.

Já o investidor arrojado se sente confiante em correr riscos no curto e no longo prazo, em busca da melhor rentabilidade oferecida pelo mercado. Geralmente a sua carteira de investimentos é composta por ações, debêntures, criptomoedas, commodities, entre outros.

2. Não fazer um planejamento

Não planejar é o pior erro que algum investidor pode cometer. É preciso ser estratégico e conhecer os objetivos pelos quais você deseja investir antes de tomar qualquer decisão.

Dessa forma, as chances de perdas financeiras são ainda maiores quando não se sabe onde quer chegar. Por isso, conheças suas necessidades, seus objetivos, seus desejos e, posteriormente, lance-se no mercado financeiro.

3. Querer ficar rico da noite para o dia

Muitos investidores têm o desejo de ficarem ricos da noite para o dia. Contudo, essa vontade pode ser a sua pior inimiga. Afinal, a expetativa de ser rico pode fazer com que você cometa equívocos na hora de tomar suas decisões sobre como investir dinheiro.

Então, ao receber uma oferta muito boa, desconfie. Rendimentos financeiros extraordinários como uma taxa de 18,71% ao mês, podem acabar direcionando você a armadilhas financeiras, que na maioria da vezes, não tem volta.

4. Não ter conhecimento financeiro

Esse é um dos principais equívocos entre os investidores iniciais: a falta de conhecimento financeiro e de mercado. Já imaginou disputar um jogo sem saber as regras? As chances de você perder são enormes!

No mercado financeiro, investir sem conhecer as diversas aplicações financeiras é a mesma coisa, já que os melhores investimentos são aqueles que estão de acordo com o seu perfil de investidor. Quando se tem isso em mente, é muito mais fácil investir dinheiro e otimizar os seus recursos.

5. Não diversificar suas aplicações financeiras

Para fechar a lista, não podemos deixar de falar sobre a diversificação das aplicações financeiras. Quando se concentra capital em apenas um tipo de investimento, você está aumentando o risco de perda, pois se algum evento atrapalhar o mercado financeiro, não será possível recuperar o dinheiro investido.

A melhor maneira de evitar isso é dividir sua quantia monetária em mais de um investimento. No Brasil existem diversos tipos de investimento, mas lembre-se de analisar as oportunidades de investir conforme o seu perfil para que isso não se torne prejudicial a você.

Neste artigo apresentamos os principais erros que você deve evitar, pois apenas assim será possível investir dinheiro de maneira correta e multiplicar todo o capital que você tem reservado em suas aplicações financeiras.

Gostou do conteúdo? Então curta a nossa página do Facebook e receba todos os dias novidades sobre o assunto!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.