Afinal, o preço do bitcoin vai estabilizar?

mar 23, 2017 | Bitcoin

Os bitcoins são o dinheiro do futuro. Se antes quem dominava o mercado eram os governos e os bancos centrais, esse novo agente monetário veio para revolucionar a maneira como ganhamos e gastamos dinheiro. Entretanto, muitas pessoas apresentam algum receio na hora de investir nessa moeda, por conta da incerteza da estabilidade do bitcoin.
De forma geral, as pessoas desconhecem como o seu valor é calculado. Algum dia o preço do bitcoin vai estabilizar? Continue lendo o texto para saber!

O que torna o valor do bitcoin tão volátil?

Os bitcoins são, basicamente, um sistema monetário que não atua visando os interesses de alguma instituição. Ele é negociado online, e não apresenta uma moeda impressa. Isso quer dizer que seu valor não provém de governos ou interesses de bancos centrais. O valor do bitcoin fica consideravelmente volátil, especialmente em comparação às moedas tradicionais já razoavelmente estabilizadas no mercado, como o dólar.
Os temores em relação à volatilidade dessas moedas têm fundamento em alguns fatores. São os exemplos mais citados: as decisões de governo, dificultando-se o acesso à moeda; o controle de políticas internacionais de atos de lavagem de dinheiro e eventuais ataques de hackers a exchanges. Mas é preciso lembrar que o bitcoin é uma moeda relativamente nova.
Assim como alguns referenciais antigos que não eram movimentadas por governos, como é o caso do ouro, a volatilidade em seu valor é uma coisa comum. Por isso, essa ocorrência deve ser encarada como algo normal de uma moeda tão nova e independente. Ocorre que, apesar de ser um ativo que depende diretamente da confiança dos usuários, o bitcoin apresenta uma volatilidade que vem caindo ano após ano.

Como o valor do bitcoin vai estabilizar?

É fato que a estabilidade do bitcoin vem se tornando cada vez mais constante. Mas como isso acontece? A resposta é simples: quanto mais pessoas utilizarem o bitcoin, maior será a sua chance de ter seu preço estabilizado.
Isso porque com uma base de usuários maior, consolida-se sua presença no mercado financeiro. Por conseguinte, torna sua circulação menos suscetível a oscilações.

Quais são as tendências do mercado?

O melhor meio de fazer com que o valor dos bitcoins se consolide é com a ampliação do número de pessoas que utilizam a moeda. A boa notícia para quem pretende investir nessa área é que seus usuários vêm aumentando consistentemente, assim como os investimentos na infraestrutura da moeda.
Esse crescimento na quantidade de usuários faz com que diferentes empresas passem a adotar o bitcoin como forma de pagamento. E isso torna a moeda amplamente aceita por diversos ramos do mercado. Paralelamente a esse fato, os investimentos na infraestrutura da moeda a faz ser menos suscetível a ataques de hackers e outros contratempos afins. Todas essas atitudes colaboram grandemente para a maior estabilidade do bitcoin.
Além disso, é importante lembrar que os bitcoins ofertam número finito de moedas. Em um dado tempo futuro, a sua produção acabará. Dessa forma, apenas pessoas que já possuem os bitcoins poderão negociar seus valores — o que também tende a deixar o preço do bitcoin mais estável.
Apesar de hoje em dia já serem bem conhecidas pelo público, muitas pessoas têm dúvidas quanto à estabilidade do bitcoin. Mas para você, que leu este conteúdo, ficou mais fácil de entender como esse mecanismo funciona. Entre em contato conosco e saiba como começar a investir em bitcoins!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.