ETF de Bitcoin: O que é e como ele impacta o preço do BTC

nov 21, 2023 | Bitcoin

A aprovação do ETF de Bitcoin tem sido um evento muito esperado pelos investidores. Afinal, caso o fundo regulamentado em bolsa seja aprovado, a expectativa é de que a entrada de capital institucional no mercado de criptomoedas seja ainda maior do que atualmente.

Com o mundo de olho no comportamento da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), que pode mudar a perspectiva dos ativos digitais, vamos analisar um pouco mais o que é o ETF de Bitcoin, como ele vai impactar o preço do BTC e o que dizem os especialistas.

Banner com logo das empresas que entraram com pedido de ETF de Bitcoin na SEC

O que é o ETF de Bitcoin?

ETF de Bitcoin é um instrumento financeiro que permite aos investidores ficarem expostos à volatilidade de preços do Bitcoin, sem a necessidade de comprar ou até mesmo armazenar a criptomoeda diretamente.

Basicamente, ele funciona como um fundo de investimento que possui Bitcoins e divide a propriedade desse portfólio em ações negociáveis. Algo semelhante aos fundos imobiliários ou outros produtos deste tipo. No caso do ETF de Bitcoin, os investidores compram e vendem essas ações no mercado tradicional, bem parecido com o que fariam com papéis de empresas. 

A flexibilidade deste método adiciona mais segurança ao investimento em criptomoedas, já que oferece uma regulamentação e elimina algumas barreiras, como posse do ativo e até possíveis complexidades da gestão de mais de uma carteira de Bitcoin.

Como funciona um ETF?

Os ETFs são fundos regulamentados em bolsa que rastreiam o desempenho de um índice, commodity ou ativo. No caso de um ETF de Bitcoin, o fundo compra uma quantidade significativa da criptomoeda e cria ações que refletem a fração do valor desses Bitcoins.

Leia também: Como investir em criptomoedas?

Quando o preço da moeda digital sobe ou desce, o valor dessas ações também muda proporcionalmente. Isso oferece aos investidores uma forma relativamente passiva de investir em Bitcoin, com a possibilidade de negociar as ações através de plataformas de corretagem tradicionais, aproveitando a regulação e a proteção que acompanham os produtos financeiros convencionais.

Impactos do ETF de Bitcoin no mercado de criptomoedas

A introdução do ETF de Bitcoin é vista como um marco para o mercado de criptomoedas. Ele é visto como um sinal de que o setor está maduro e há uma crescente aceitação do ativo digital entre os formadores de mercado, como as grandes empresas.

Por isso, ao facilitar o acesso dos investidores institucionais e de varejo ao Bitcoin, o ETF pode aumentar significativamente a liquidez e a estabilidade do ativo, impactando diretamente e – possivelmente positivamente – no preço do token. 

Além disso, o ETF promove uma espécie de “selo”, gerando um indicativo de confiança regulatória na criptomoeda, que pode incentivar mais investimentos e desenvolvimentos a partir desta tecnologia.

ETF de Bitcoin pode atrair investidores institucionais e alavancar preço do BTC

Quando sai o ETF de Bitcoin?

Já existem alguns ETFs de Bitcoin mundo afora. No Brasil, por exemplo, estes fundos estão disponíveis na B3 – responsável pela bolsa de valores –. O mais famoso deles e também o primeiro é o da Hashdex. Há alternativas também para quem quer investir em Ethereum no país.

Mas a expectativa maior está mesmo nos Estados Unidos, a principal economia do mundo e um dos maiores formadores de mercado. Por lá, só existem ETFs de Bitcoin a partir de contratos futuros, o que coloca os investidores em um mercado mais especulativo. Por isso, o ânimo maior dos investidores é que seja aprovado um fundo chamado ETF de Bitcoin spot ou à vista.

A Comissão de Valores Mobiliários norte-americana (SEC) tem adiado muitos dos pedidos, inclusive de grandes gestores, como BlackRock e Fidelity. Segundo um calendário da SEC, repostado pela Bloomberg, 17/11/2023 marca o segundo deadline de pelo menos 12 solicitações de ETF de Bitcoin à vista nos Estados Unidos.

Calendário da SEC para aprovação do ETF de Bitcoin

Porém, os reguladores podem ainda estender este prazo, jogando a decisão para os primeiros meses de 2024.

Diferença entre ETF de Bitcoin futuro e ETF de Bitcoin spot

Um ETF de Bitcoin spot – ou à vista – tem como referência o BTC. O desempenho do fundo financeiro está diretamente ligado ao valor real da criptomoeda negociada no mercado. Assim, os investidores estão comprando ações que representam uma participação direta na moeda digital, mesmo que não a possuam diretamente.

Saiba mais: Halving do Bitcoin vai ser em 2024

Já o ETF de Bitcoin futuro realiza investimentos em contratos futuros de BTC. Este tipo de contrato funciona como acordos em que você pode comprar ou vender a criptomoeda a um preço predeterminado em uma data futura. Com isso, este tipo de ETF permite que os investidores especulem mais sobre os movimentos futuros dos preços do Bitcoin, também sem a necessidade de possuir a criptomoeda diretamente

Expectativas sobre o ETF de Bitcoin

A maioria dos analistas está otimista sobre o lançamento do ETF de Bitcoin no mercado de criptomoedas. A previsão é que o fundo vai oferecer uma nova via de acesso aos ativos digitais, trazendo um capital novo e diversificado, seja de investidores de varejo ou institucionais.

Embora este processo leve tempo, no futuro, a perspectiva é de que o setor conte maior liquidez e veja a volatilidade do BTC reduzir, a partir de uma aceitação maior da criptomoeda como um investimento.

Mercado de criptomoedas maduro

O ETF de Bitcoin representa uma maturidade nunca antes vista pelo mercado de criptomoedas. Caso aprovados, os fundos vão marcar uma espécie de último passo da tecnologia para participar de vez do setor financeiro tradicional – pelo menos na ala dos investimentos.

Com este produto acessível e regulado nos Estados Unidos, muitas novidades e outros fundos semelhantes podem surgir mundo afora, evidenciando ainda mais essa classe de ativos digitais. 

Para os investidores, ficar atento aos desdobramentos do ETF de Bitcoin pode te dar vantagem na hora de decidir por comprar ou vender criptomoedas. E você pode fazer isso diretamente aqui na Foxbit!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.