Exchanges de Bitcoin e criptomoedas: Saiba como elas funcionam Bitcoin

Exchanges de Bitcoin e criptomoedas: Saiba como elas funcionam

Exchanges ou corretoras de bitcoin são plataformas que fazem intermediação de negociação para compra e venda de criptomoedas.

As exchanges ou também chamadas corretoras de bitcoin e criptomoedas são plataformas que fazem o intermédio para a negociação de compra e venda de criptoativos. Elas conectam pessoas que querem vender com as pessoas que querem comprar criptoativos.

Pode ser bitcoin ou outras criptomoedas, assegurando que cada um receba o que foi negociado de forma segura e prática.

Elas funcionam como o eBay ou mercado livre, por exemplo, só que ao invés de roupas, celulares ou outros produtos, são negociadas criptomoedas.

Como negociar em uma exchange?  

Para começar a negociar em uma exchange você precisa efetuar o cadastro na plataforma e dependendo do valor que você irá negociar você precisará enviar alguns documentos.

Para juntar compradores e vendedores é utilizado o livro de ofertas, em inglês “order book” – Este livro de ofertas é como se fosse um “mural”, onde as pessoas postam suas ofertas, tanto de compra quanto de venda.

É chamado de mural porque as ofertas são públicas, ou seja, estão expostas para outras pessoas verem as negociações.

Como se fosse antigamente na bolsa de valores com os funcionários dando lances, agitados ao telefone. Com o livro de ofertas é bem parecido, porém é online.

Para ocorrer uma trade (troca, operação), é preciso sempre ter os dois lados. De quem compra e de quem vende.

Esses dois papéis são chamados de:

Maker – quem deixa a ordem no livro, para poder vender o criptoativo.

Taker – quem executa a trade e consome liquidez do livro, quem compra o criptoativo.

Como escolher uma exchange?  

Pontos importantes para ser análisado são:

Segurança: Esse fator é crucial para avaliar bem uma exchange. Os métodos de encriptação são fundamentais para garantir a segurança da sua conta e criptoativos. Aqui na Foxbit, temos o segundo fator de identificação o 2FA.

Taxas: As exchanges costumam cobrar uma comissão por cada transação. Avalie bem as taxas e observe os percentuais cobradas por cada exchange.

Métodos de pagamento: Formas que você pode efetuar a compra do seu criptoativo. Os métodos mais comuns são cartão de crédito, transferência bancária, paypal ou também através de moedas fiat (dólar, real ,euro, libra). 

Volume de transações (liquidez): Poucos têm conhecimento da importância da liquidez em uma exchange, quanto mais pessoas comprando e vendendo, maior a liquidez do investimento. E quanto maior o volume transacionado maior o reconhecimento da exchange no mercado.

Importante: Após você efetuar a sua operação de compra e venda e ter suas criptos, guarde seus bitcoins e outras criptos em uma carteira. Exchange é indicado apenas para compra e venda de criptoativos e não para o armazenamento deles. Falamos sobre questões de segurança em outro post com mais detalhes.

Agora que você sabe o funcionamento de uma exchange, já pode começar a negociar com segurança e tranquilidade. Cadastre-se na nossa plataforma e tenha tranquilidade nas negociações com segurança e facilidade. Vem negociar com a gente!

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA