Fan Token: entenda o que é e descubra se vale a pena investir!

out 3, 2022 | Token

Se você achava que o mercado de criptomoedas não chegaria ao mundo do futebol, se enganou! Desde 2021, alguns dos principais clubes brasileiros lançaram os fan tokens, que vêm conquistando torcedores e investidores!

Neste artigo, vamos entender o que é fan token, como ele funciona e analisar se vale a pena investir nessa nova onda. Continue a leitura e confira!

O que é fan token?

Para facilitar o entendimento sobre o que é fan token, é recomendado que você saiba o que é token e quais os tipos de token existentes. Mas caso ainda não saiba, não se preocupe! Explicamos tudo neste outro artigo.

Agora, vamos explicar o que são os fan tokens!

Eles entram na categoria de utility token — ou tokens de utilidade —,  e estão relacionados a grupos esportivos, como times de futebol, por exemplo.

Ao adquirir um fan token, o torcedor tem acesso a produtos digitais e conteúdos exclusivos do seu time, além de poderem participar de votações exclusivas e outros benefícios liberados pelo clube.

A princípio, os fan tokens podem se parecer com os programas de sócio torcedor. Porém, existem 3 principais diferenças cruciais:

1 – O fan token conta com a tecnologia blockchain em sua estrutura;

2 – Não existe um valor de mensalidade a ser pago após o pagamento de aquisição do fan token;

3 – O fan token é um tipo de investimento, pois ele pode valorizar ou perder valor com o tempo, aumentando as possibilidades de ganhar dinheiro com as transações de compra e venda. 

Para que serve um fan token?

Do ponto de vista prático, o fan token tem duas utilidades: uma voltada ao torcedor e outra voltada ao investidor.

Para os torcedores, ele funciona como um acesso VIP a conteúdos, produtos e serviços exclusivos, tornando-se um excelente atrativo para quem faz parte da grande quantidade de brasileiros apaixonados por futebol.

Já para os investidores, o ato de adquirir fan tokens é uma forma de diversificar e até potencializar sua carteira de investimentos, possibilitando ganhos futuros com as transações de compra e venda.

Quais os riscos de investir em fan tokens?

Para entender os riscos de investir em fan tokens, é essencial ter em mente que as regras sobre os benefícios oferecidos na sua compra ficam a cargo dos times de futebol. Isso significa que um primeiro risco é que, caso a experiência oferecida para o torcedor não seja satisfatória, aquele fan token comece a se desvalorizar.

Além disso, é importante considerar que os efeito manada típico do mercado de criptomoedas se aplica aqui também, de modo que uma única notícia ou acontecimento faça com que seu valor oscile de forma inesperada, para cima ou para baixo.

Quais clubes brasileiros oferecem fan token?

Até o momento, existem 6 clubes de futebol brasileiro com fan tokens ativos, conheça quais são!

  1. Flamengo

O lançamento do $MENGO, fan token do  gigante carioca foi sucesso absoluto! Foram vendidos mais de 1 milhão de tokens nos primeiros 15 minutos após sua abertura, gerando uma receita de mais de US$ 3 milhões para o clube e a empresa emissora.

Um dos primeiros benefícios concedidos aos torcedores foi uma votação para a escolha da frase da parede do vestiário do Flamengo no Estádio do Maracanã.

  1. Corinthians

O projeto de fan token do Corinthians é chamado $SCCP. O clube vendeu mais de 850 unidades no lançamento do token, oferecendo votações que definiram quais ídolos do time receberiam homenagem nos muros da sede do time: o Parque São Jorge.

  1. São Paulo

O lançamento do $SPFC rendeu mais de US$ 1,7 milhão de lucro para o clube paulista e sua emissora. Logo após a venda dos primeiros tokens, os torcedores puderam escolher frases que foram posicionadas no Estádio do Morumbi durante os jogos do time.

  1. Santos

O Santos foi o clube que mais se diferenciou dos demais no lançamento do seu fan token. Ao invés de fazê-lo por meio da Socios.com, o time decidiu ir para o caminho das finanças descentralizadas (DeFi), oferecendo seu ativo por meio da exchange descentralizada PancakeSwap.

  1. Atlético MG

Saindo do eixo Rio-São Paulo, o Atlético Mineiro estreou os fan tokens na região mineira. Assim como aconteceu com o Corinthians, o clube mineiro vendeu mais de 850 mil unidades do $GALO para seus torcedores.

  1. Cruzeiro

Logo depois do lançamento do Atlético MG, chegou a vez do Cruzeiro, que lançou o CRZ e vem concedendo promoções exclusivas para mais de 950 mil torcedores.

Além disso, a seleção brasileira também lançou seu fan token em 2021, gerando grande expectativa sobre as experiências inéditas para os torcedores durante a Copa do Mundo de 2022.

 Afinal, vale a pena investir em fan token?

Se você chegou até aqui e quer saber se vale a pena adquirir fan tokens, a resposta vai depender dos seus objetivos e exposição ao risco.

A compra certamente vale a pena para quem deseja ter acesso aos benefícios exclusivos oferecidos pelo seu time do coração.

Para os investidores, nem sempre pode ser a melhor solução para criar uma reserva de valor, já que o aumento do seu valor de mercado dependerá exclusivamente dos conteúdos oferecidos pelos clubes, tornando a valorização uma consequência secundária e não o objetivo final deste ativo.

Agora que você já sabe o que é fan token e como ele funciona, recomendamos que se informe sobre um assunto importante deste mercado: será que as criptomoedas são realmente prejudiciais ao meio ambiente?

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.