Mitos e verdades sobre o bitcoin Bitcoin

Mitos e verdades sobre o bitcoin

Venha desvendar o que dizem sobre o bitcoin e diferenciar as notícias reais de fake news, conhecendo os mitos e verdades sobre a cripto.

Não dá para negar que o bitcoin está cada vez mais tomando espaço no mercado financeiro, ele pode ser um ativo relativamente novo, mas pelo “pouco” tempo que ele existe já inovou e mudou a vida de muitas pessoas. Entretanto, tudo que é novo causa receio e não é diferente com o bitcoin, que de tempos em tempos gera algum tipo de burburinho. E para tirar suas dúvidas vamos esclarecer aqui 9 mitos e verdades sobre o bitcoin.   

1 – Bitcoin é legal?

Verdade – Não existe qualquer proibição a respeito de negociação de criptomoedas. É permitido, comprar, vender ou acumular criptomoedas, entre tantas transações possíveis, tratam-se de atividades legais. Inclusive não está isento de tributação, pois, embora esse tipo de moeda não tenha uma regularização específica no Brasil, é preciso declarar no imposto de renda de acordo com a Receita Federal.

2 – Governos podem destruir o bitcoin?

Mito – O bitcoin é uma moeda descentralizada, independente de bancos centrais, governos ou de instituições financeiras, ou seja, nenhum país ou organização tem poder para fazer o criptoativo parar de funcionar.

3 – Bitcoin é seguro?

Verdade – O bitcoin funciona com base na tecnologia blockchain, que é uma cadeia de informações/blocos onde as transações são criptografadas, como se fosse um grande “livro contábil” que são registrados os valores que são enviados e recebidos. Além da criptografia que garante a segurança das transações e dados, a blockchain ainda é pública, o que significa que todas as pessoas podem ter acessos as transações e auditá-las, reduzindo o risco de fraudes ou falha humana.  

4 – Bitcoin é uma moeda criminosa?

Mito – Como qualquer bem de valor, por exemplo o dinheiro fiduciário (dólar, euro, real) ou ouro, o bitcoin é visado por criminosos, principalmente por ser de fácil uso, mas como a blockchain registra todas as transações, é possível rastreá-las.

5 – Posso ganhar dinheiro com bitcoin? 

Verdade – Se você for atrás de conhecimento e saber analisar o momento do mercado, aprender fazer a leitura de gráficos, é possível ganhar dinheiro com bitcoin sim, na compra e venda do criptoativo ou através da valorização do mesmo, por ser um criptoativo volátil. Mas para isso você tem que se dedicar, como tudo na vida e entender esse vasto mundo da criptoeconomia. No mercado existem falsas promessas, esquemas de pirâmides prometendo ganhos exorbitantes e sem risco. Fique atento!

6 – É fácil ter bitcoin?

Verdade – Você pode obter bitcoin a partir de pequenas frações, não é necessário comprar o ativo inteiro. Na foxbit você pode começar a negociar a partir de R$ 20,00 de maneira fácil e intuitiva.

7 – O Bitcoin é um esquema de pirâmide?

Mito – Um esquema de pirâmide consiste em capturar novos membros para entrar no negócio e o dinheiro se acumular para sustentar os ganhos dos mais antigos. O bitcoin por sua vez, trata-se de um criptoativo com quantidade finita e valor volátil que pode ser negociada de qualquer lugar do mundo. Apesar de usarem o bitcoin em pirâmides para atrair visualização, ele em si não é uma.   

Para investir com segurança em criptomoedas, é importante estudar sobre o mercado, avaliar riscos e procurar por uma plataforma segura, que ajude a tirar dúvidas sobre o assunto.

8 – Bitcoin é anônimo?

Mito – As transações na rede blockchain podem ser visualizadas e pesquisadas na internet, cada transação na blockchain é feita com um pseudônimo denominado chave pública, essa chave é o endereço da carteira bitcoin do usuário, que fica no livro de registros da rede blockchain. Exemplo, de: 17SkEw2md5avVNyYgj6RiXuQKNwkXaxFyQ para: 13TETb2WMr58mexBaNq1jmXV1J7Abk2tE2.

9 – O bitcoin é realmente escasso?

Verdade – Não é só escasso como tem uma quantidade máxima de bitcoin a ser atingido. O que torna o bitcoin um ativo diferente dos outros, utilizado como reserva de valor ou de moedas fiduciárias (dólar,euro,real) que podem ser impressos a vontade pelo governo, causando inflação, é que possui uma quantidade prevista de emissão de 21 milhões de bitcoins.

Agora que você já está mais por dentro dos mitos e verdades do bitcoin, aproveite para começar a negociar em nossa plataforma e para mais conteúdos educativos como esse, acesse nosso blog e nos siga em nossas redes sociais

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA