Impactos das critptomedas no mundo: No passado, com o início de uma revolução tecnológica proporcionada pelo Movimento Cypherpunk que inovou na busca pela privacidade, descentralização e soberania dos dados pessoais e do dinheiro.
O Bitcoin foi criado por Satoshi Nakamoto em 2008, com a publicação do whitepaper em listas de e-mail e fóruns de discussão Cypherpunks.
De um grupo informal de idealistas que buscavam soluções contra o sistema e o status quo através da criptografia de dados e mensagens, surgiu a blockchain e todo o sistema do Bitcoin que conhecemos hoje, com unidade de medida, rede, consenso, descentralização, algoritmos criptográficos de validação e proteção dos dados.
Com a relevância da inovação e o reconhecimento de sua importância para os indivíduos, que fazem parte de uma sociedade, veio a adoção por outros grupos, ainda com afinidades com os primeiros inovadores e, em seguida, a expansão para um público mais amplo e a valorização extraordinária do BTC como ativo financeiro.
Não só em crescimento individual, mas o Bitcoin possibilitou a criação de outras soluções que utilizam a mesma base fundamental de descentralização e transmissão de dados em redes não-permissionadas e que não requerem a confiança em intermediários.
Como toda tecnologia, essa nossa tecnologia também evoluiu em dezenas, centenas e, atualmente, milhares de projetos únicos, com múltiplas propostas de soluções e demandas que querem atender, de diferentes maneiras. Vimos, então, a criação de todo este riquíssimo ecossistema de criptomoedas, em um mercado diversificado.
Um ecossistema tão inovador, recente, diversificado e bastante experimental, traz alguns problemas, mas também inúmeros benefícios que impactam diretamente a vida das pessoas, envolvidas ou não com este ecossistema. Entenda quais são alguns destes impactos que as criptomoedas já trazem para nosso presente e podem trazer para nosso futuro.
Qual o impacto das criptomoedas hoje?
As criptomoedas impactam no presente, sempre que alguém pergunta:
- “o que é bitcoin”,
- “para que serve?”,
- “como comprar?”,
- “quais criptomoedas resolvem este problema?”.
O impacto ocorre diante da curiosidade e da vontade de aprender e entender mais sobre a revolução que está acontecendo diante de nossos olhos. Uma revolução que abrange pessoas no mundo todo, em diferentes países, de diferentes classes sociais, culturas e realidades.
As criptomoedas impactam as vidas de pessoas que precisam dessa solução.
Uma revolução que agora está tomando também, não apenas os indivíduos Pessoa Física, mas inúmeras instituições, pequenas, médias, grandes ou gigantes corporativas. O impacto das criptomoedas já é real e sua adoção vem crescendo de forma exponencial por todos os cantos.
Dados estimam que, aproximadamente, 15.174 empresas em todo o mundo já aceitam Bitcoin.
Entre algumas empresas que já estão adotando as criptomoedas em sua realidade, podemos citar:
- Tesla e The Boring Company;
- MicroStrategy;
- Microsoft;
- Samsung;
- Diversos times de futebol ao redor do mundo;
- UFC (Ultimate Fighting Championship);
- Starbucks;
- entre outras.
Para os investidores atentos que acompanham o mercado, toda semana vemos notícias de uma nova empresa que passou a aceitar pagamento em bitcoin ou outra cripto.
Para falar de gigantes corporativas, temos a BlackRock, maior fundo de investimento privado do mundo em valor de ativos de terceiros sob sua gestão, passando a oferecer a possibilidade de seus clientes investidores adquirirem exposição ao BTC.
A Blackrock possui participação acionária relevante nas maiores grandes corporações do mundo. Pense em uma grande empresa de capital aberto e existe uma grande chance da Blackrock ser uma forte acionista desta empresa, com participação ativa nas decisões dos conselhos administrativos de várias delas. Seu CEO, Larry Fint, é muitas vezes chamado de “Dono do Mundo”, por conta disso.
Qual o impacto das criptomoedas no futuro?
O futuro é incerto e muito do que temos é especulação e projeções com base no que conhecemos hoje.
A revista Fortune Business fez uma projeção de crescimento do mercado cripto nos Estados Unidos até 2028, com o gráfico abaixo. Sendo que em 2020 o tamanho estimado do mercado norte-americano era de US $273 milhões.
Um relatório da Blockware Intelligence traçou projeções de crescimento de adoção do Bitcoin com base em experiências passadas de adoção tecnológica. Imitando a curva de impacto de tecnologias como automóveis, tablets, celulares, rádio, energia elétrica, internet e redes sociais.
O mercado cripto como um todo ainda passa por um momento de amadurecimento, educação e experimentação. De forma geral, o cenário parece muito promissor, com boas empresas liderando a indústria e inovando nos serviços.
A verdade é que o impacto das criptomoedas no futuro virá conforme o ecossistema amadurece e a educação chega em melhor qualidade até um maior número de pessoas. Educação é a chave.
As pessoas também parecem estar se conscientizando sobre a importância de adotar as criptomoedas como dinheiro em seu dia-a-dia, o que agrega ainda mais valor para o mercado e para os projetos que foram criados para esse fim. Além de outras demandas.
A ideia de comprar criptomoedas já parece estar bem aceita entre diversos segmentos e a entrada de grandes instituições tradicionais no mercado ajuda a demonstrar este fato e traçar uma tendência que deve se manter. O crescimento deve se intensificar conforme o uso destes produtos acompanhar a especulação. Todos querem comprar, poucos ainda sabem que podem usar.
E os usos não estão limitados apenas a pagamentos, que acaba sendo a procura mais forte pelos iniciantes, devido à popularidade do Bitcoin. Existe um potencial gigantesco para aplicações relacionadas com documentação (NFT), controle de supply chain em blockchain, identidade digital com proteção criptográfica, armazenamento em nuvem e até mesmo a criação da nova internet, com novas experiências, através da Web 3.0, com o Ethereum (ETH) liderando a revolução desta nova web descentralizada, distribuída e não-permissionada.
O mercado DeFi já superou alguns grandes bancos em tamanho de mercado e deve continuar crescendo, com sua capacidade de solucionar empréstimos, liquidez e trocas com juros transparentes e rentabilidade calculada pelas leis naturais econômicas de oferta e demanda, nas pools de Automated Market Makers (AMMs).
Muitas vezes todo esse crescimento, impacto e “enxurrada” de novidades podem parecer assustadores para quem está chegando agora no ecossistema, mas que nova tecnologia ou revolução não “assustou” um pouquinho?
O susto vem com a quebra de paradigmas e a necessidade de se reinventar.
Já vimos que as criptomoedas trouxeram grande impacto no passado, estão transformando nossa realidade presente a cada dia e contam com projeções otimistas para um futuro nem tão distante. Cabe a cada um decidir participar ou não deste movimento.
Buscando informação aos poucos e focando em soluções e demandas que fazem sentido para sua própria realidade. O investimento precisa ser uma consequência do entendimento e da adoção da tecnologia em nossas vidas.
Na Foxbit nós trabalhamos para te capacitar antes de investir. E oferecemos as ferramentas ideais para quando você decidir trazer seu capital para a revolução cripto.