Criptomoedas para iniciantes

jan 23, 2020 | Bitcoin

Vamos começar a entender o que são, de fato, essas tão faladas criptomoedas e o bitcoin em si, que é a cripto mais famosa de todas. 

O que são criptomoedas? 

Criptomoedas são moedas digitais utilizadas para transações ou pagamentos, nacionais e internacionais. Podem ser centralizadas, que significa ser controlada por algum órgão ou instituição financeira ou descentralizadas, que significa o contrário disso, é livre de qualquer órgão e governo.

O bitcoin foi a primeira criptomoeda descentralizada, criada por Satoshi Nakamoto em 2009, que até hoje ninguém sabe se é um grupo ou uma pessoa só, apenas sabemos que “Satoshi Nakamoto” foi um pseudônimo utilizado para nomear esse tal criador da cripto. O bitcoin utiliza a tecnologia blockchain e criptografia para assegurar a validade e segurança das suas informações, de transações e criação de novas unidades de moedas através do processo de mineração

Como funciona a mineração das criptomoedas?

A mineração de bitcoin é nada mais que o processo de “emprestar” o poder de processamento do seu computador para realizar cálculos complexos através de um software específico, para que sejam validadas as hashs e dados criptografados, que irão checar se essa nova transação adicionada a rede blockchain é legítima ou não. Como forma de recompensa por esse processo de “emprestar‘ o poder computacional, é recebido frações da criptomoeda, neste caso o bitcoin. 

Em 2017 começou um grande movimento pela criação de Ofertas Iniciais de Moedas, chamada de ICO. Vários tokens começaram a ser criados e vêm sendo até hoje, cada um para um motivo específico. 

O que é ICO?

Resumidamente, ICO é um meio não regulamentado pelo qual um novo empreendimento, projeto de criptomoeda ou empresa tenta angariar fundos através de captação pública de recursos, para lançar seu projeto. 

Quando uma ICO é lançada, ela tem um período de arrecadação para o projeto e através dessa arrecadação, os futuros investidores ganham os tokens proporcionais a quantidade que aportaram. 

Por que existem mais de uma criptomoeda?

Como dito acima o bitcoin foi o primeiro a ser criado, porém, como tudo sempre pode ser melhorado, outras criptomoedas foram criadas para suprir o que faltava no bitcoin, ou também para fornecer funcionalidades extras. 

Cada criptomoeda tem uma característica e é isso que dá valor a elas, fazendo-lhes ser únicas. Hoje em dia já existem mais de 1000 criptomoedas registradas no coinmarketcap, mas claro que o bitcoin continua sendo a cripto mais forte existente no mercado. 

Como comprar e vender criptomoedas?

Por ser um mercado livre de instituições bancárias e governo, não existe um banco para retira-lás. O trâmite todo é feito de maneira totalmente digital.

Hoje em dia não é difícil comprar e vender criptomoedas, o que você precisa saber é, como fazer isso de maneira segura. No mercado brasileiro de criptomoedas você pode fazer isso através de plataformas de compra e venda, chamadas de exchanges, que são lugares que unem pessoas que querem comprar a pessoas que querem vender criptoativos. 

Após obter suas criptomoedas você terá que guardá-las em um local seguro, é o que vamos explicar abaixo.

Onde guardar suas criptomoedas?

Após comprar suas criptos você deverá guardar em uma carteira digital, temos vários tutoriais explicando passo a passo como criar uma carteira de maneira simples e segura e como armazenar suas criptos. Lembrando que não é recomendado comprar e deixar suas criptos armazenadas na exchange, pois isso não garante a sua segurança completa. 

Como você pode ter notado, o assunto de criptoeconomia é muito vasto, então é importante que você busque conhecimentos e entenda como o mercado funciona. Em nosso blog temos muitos materiais educativos e o melhor é que você tem acesso a esse conteúdo gratuitamente, aproveite e nos siga em nossas redes sociais, que temos assuntos interessantes no mercado e informativos sobre a criptoeconomia. 

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.