O bitcoin irá acabar?

mar 6, 2020 | Bitcoin

A resposta simples é não! O Bitcoin não vai acabar, a rede do Bitcoin irá continuar funcionando normalmente.

Mas olhando por outro significado, de certa forma a geração do bitcoin irá acabar, pois ele não será mais criado através do processo de mineração futuramente. Quando a criptomoeda foi desenvolvida por Satoshi Nakamoto, ela foi escrita e programada para “acabar” aproximadamente no ano de 2140.

Calma.. Vamos te explicar.

A mineração é a forma inteligente que foi criada junto a blockchain, para incentivar o uso da moeda e continuação do funcionamento da plataforma. Ao encontrar a sequência compatível, o minerador recebe uma recompensa em bitcoin para cada bloco que ele minerar. Essa recompensa foi criada com a intenção de pagar as pessoas que emprestam poder computacional para manter a rede do bitcoin funcionando.

No bitcoin, foi estabelecido o limite máximo de ~21 milhões de moedas, ou seja, estima-se que no ano de 2140 os bitcoins disponíveis para mineração irão acabar.

Quando o bitcoin “acabar” ele irá perder o valor?

Quando as pessoas descobrem que o bitcoin tem um “fim”, já se perguntam, mas se o bitcoin vai acabar, ele irá perder o valor?

E te dizemos, não, com o passar dos anos, o bitcoin ficará cada vez mais escasso o que faz com que a cripto se torne ainda mais valiosa, como por exemplo, o ouro ou outras coisas como pedras preciosas, por exemplo, que quanto mais raras, maior o seu valor. 

E quando todos os bitcoins forem minerados?

O protocolo do bitcoin tem uma característica interessante, quando ele foi criado pelo Satoshi Nakamoto, foi definido que a cada 4 anos o número de bitcoins disponíveis a cada bloco fosse reduzido pela metade, e o nome disso é Halving. Isso tende a tornar o bitcoin ainda mais forte mantendo o seu valor no mercado e aumentando seu preço, devido a escassez do criptoativo. O primeiro bloco possuía 50 bitcoins, hoje cada bloco possui 12.5 bitcoins e o próximo halving está programado para acontecer em Maio de 2020, onde diminuirá ainda mais a quantidade de criptos a serem mineradas. 

Está cada vez mais próximo do bitcoin chegar ao seu limite máximo atingido, então aproveite para começar a negociar os seus em nossa plataforma, e para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog e nos siga em nossas redes sociais

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado?

Deixe o seu e-mail* ao lado e receba o SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.