O que é Bitcoin? Bitcoin

O que é Bitcoin?

Foxbit

Está chegando agora? Ainda não sabe o que é bitcoin?

Preparamos uma série de tutoriais para você que quer aprender mais sobre essa tecnologia, o que é bitcoin, como usá-la e sua segurança.

1. Entenda o que é bitcoin

Bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e que não necessita de terceiros para funcionar. Isso significa que você não depende de bancos, grandes corporações ou governos para movimentar seu dinheiro.

Com o Bitcoin, o dinheiro é realmente seu. O Bitcoin foi a primeira criptomoeda do mundo, há oito anos funciona de maneira ininterrupta, de acordo com o protocolo público e opensource criado por Satoshi Nakamoto.

Quer sasber mais? Escute nosso podcast:

2. Quais são as vantagens do Bitcoin?

O Bitcoin (protocolo) tem diversas propriedades e formas de uso, mas vamos abordar uma bem especifica: bitcoin como moeda. As vantagens do bitcoin como moeda são muitas, porém, vamos ressaltar apenas 5 delas:

Liberdade de pagamento

Com bitcoin é possível enviar e receber qualquer quantia de dinheiro no menor tempo possível, não importa onde você esteja.

Não existem fronteiras, feriados ou limites. O bitcoin te permite fazer transferências e até remessas internacionais com rapidez, segurança e sem burocracia, além disso, você sempre terá pleno controle de seu dinheiro

Menores taxas

Pagamentos realizados com bitcoin são processados com taxas extremamente mínimas, visto que as transações bitcoin são realizadas diretamente de pessoa para pessoa, não havendo necessidade de bancos ou intermediários.

Em média, uma transação entre dois usuários de bitcoin tem taxa menor a 0.01%, mas caso seja necessário usar um intermediário para realizar a conversão, a taxa pode chegar a cerca de 1.5%, diferente das moedas convencionais, que podem variar de 3% a 30% em um pagamento ou remessa internacional.

Segurança, privacidade e controle

Pessoas que utilizam o bitcoin possuem total controle de suas moedas e transações, com isso, não recebem cobranças indesejadas, não precisam pagar a custódia dos valores e não estão suscetíveis a má administração de um banco, por exemplo.

Para fazer pagamentos em bitcoin não há a necessidade de vincular informações pessoais à transação.

Transparência e neutralidade

Todas as informações relacionadas a moeda bitcoin está livremente disponível na BlockChain para que qualquer pessoa que queira verificar e usar em tempo real, possa fazê-lo.

Porém o protocolo Bitcoin não é controlado e nem manipulado por alguém, pois este é criptograficamente seguro. Este processo é tão seguro que grandes empresas já mostraram interesse na tecnologia blockchain.

Não pode ser congelado 

Governos não podem embargar bitcoins da mesma forma que podem embargar moedas convencionais. Já que sua riqueza não pode ser congelada, o bitcoin lhe dá a liberdade de fazer o que quiser com seu dinheiro.

3. Ainda vale a pena investir em Bitcoin?

O melhor investimento para você é o que vai de acordo com o seu perfil de investidor. Por isso, para analisar se o bitcoin é uma boa opção para ser incluído em sua carteira de investimentos, procure analisar se você se encaixa no tipo de investidor que é arrojado.

Faça uma análise da sua personalidade, juntamente com seus objetivos financeiros e decida se você gosta de aplicar em ativos que podem apresentar alta rentabilidade devido a sua volatilidade.

Outra dica importante é contar com profissionais qualificados e empresas idôneas e confiáveis do mercado financeiro para orientá-lo da melhor forma possível.

4. Bitcoin é seguro?
Obrigado pelo contato - o que é bitcoin

O Felipe usa bitcoin há mais de 5 anos e nunca teve um problema de segurança

Uma dúvida muito comum é sobre a segurança do Bitcoin. É seguro ter bitcoin? A resposta é simples, o bitcoin é mais seguro do que o dinheiro que você tem hoje no seu banco.

O nível de segurança proporcionado pelo Bitcoin é muito superior aos dos bancos tradicionais. No Bitcoin não há um único ponto de falha, para algum ator malicioso conseguir atacar a rede seria necessário invadir milhões de computadores em todo mundo, tarefa impossível. Enquanto nos sistemas bancários tradicionais há apenas alguns servidores centrais e todas as transações ficam escondidas do público.

Agora para os mais matemáticos, é mais fácil você ganhar na loteria 830.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de vezes do que algum cibercriminoso achar o endereço privado da sua carteira de bitcoin.

Ou seja, além de mais seguro, o bitcoin também é um sistema mais transparente.

5. Quem criou o Bitcoin e quem é seu dono?
Nick Szabo - o que é bitcoin

Nick Szabo é suspeito de ser o criador do Bitcoin

Em  31 de outubro de 2008 um pseudônimo chamado Satoshi Nakamoto publicou o White Paper do Bitcoin, um documento descrevendo como o sistema iria funcionar. Quem criou o Bitcoin não revelou sua identidade, ele fez isso para preservar sua privacidade e dar mais liberdade para a moeda evoluir organicamente.

Quem é o dono do Bitcoin? O Bitcoin não tem um dono, ele foi construído de forma que todas as pessoas possam participar de seus processos de decisão, com poder computacional, de capital e dando suporte a rede.

Por isso o criador do sistema tem pouca influência sobre o que acontece com a rede, o que mostra a descentralização do sistema. O mistério sobre quem foi o gênio inventor do Bitcoin ainda paira sobre o mundo, porém nós temos alguns suspeitos, clique aqui para saber mais.

6. Vamos criar seu próprio banco?
Mayra - Marketing

Mayra enviando bitcoin para um amigo Japão – o que é bitcoin

A Mayra acabou de enviar uma transação de bitcoin para o Japão e ela fez isso sem precisar abrir uma conta bancária e em apenas alguns minutos.

Com o Bitcoin você é seu próprio banco, baixar uma carteira de bitcoin é como ter disponível uma agência bancária nas suas mãos 24 horas por dia. Sem taxas, sem um gerente chato e capaz de transferir em instantes sua transação.

Criar uma carteira de bitcoin é fácil e não custa nada. Assim como há diversas maneiras de interagir com seu banco, também é possível interagir de diversas formas com sua carteira de bitcoin, via app no smartphone, programa no seu desktop/notebook e até carteiras de papel.

Vamos lá criar seu próprio banco? Clicando aqui você aprenderá como instalar uma carteira de bitcoin no seu computador!

7. Quem está aceitando bitcoin?
José vendedor de açaí - o que é bitcoin

José vende açaí em praias no Guarujá, ele já aceita bitcoin

Milhares de lojas já aceitam bitcoin, grandes empresas como Microsoft e Dell já adotaram o bitcoin como meio de pagamento.

Mas não são só grandes corporações, organizações não governamentais e fundações como a Wikipédia e Save the Children também já aceitam bitcoin.

Você vai ficar de fora? Faça igual o José do açaí e a Microsoft, comece a aceitar bitcoin, é só baixar a carteira como ensinamos no passo anterior.

E aí, quer começar agora nessa nova economia? Faça o cadastro na Foxbit Exchange

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.