O que são Royalties Musicais e como participar deste mercado?

jan 12, 2023 | Institucional, Investimento, Outras categorias, Token

Você provavelmente já viu aquela música bombar nas rádios, plataformas de streaming, talvez um filme ou série da netflix e, por que não, no tiktok ou instagram, certo? Agora, sabia que você também poderia ter conseguido participar deste mercado e recebido Royalties Musicais?

Pois é… Uma modalidade que vem crescendo muito no Brasil desde 2020, mas já é bastante conhecida no mercado norte-americano, é diversificar carteiras e receber Royalties Musicais.

O que são Royalties Musicais

De acordo com a definição encontrada no site do Senado Brasileiro: “Royalty é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização.”

De forma resumida, Royalty é o pagamento sobre o uso ou comercialização de uma patente. E Royalties Musicais é quando isso ocorre sobre patentes de músicas.

Quando um artista produz uma música, ele registra a propriedade daquela música em seu nome (ou em nome de uma agência) e sempre que alguém utilizar aquela música para fins comerciais ou quando a música for ouvida em plataformas de streaming como Spotify ou Youtube, todos aqueles que têm propriedade intelectual integral ou participativa na música, recebem uma parte do valor pago pelos terceiros.

Receber Royalties Musicais

O agente fiscalizador do setor no Brasil é o ECAD e dados fornecidos pelo Escritório mostram que em 2021 foram faturados R$1,08 bilhão em royalties musicais no país. Uma cifra 20% superior ao ano anterior, em 2020.

Para o investidor, essa modalidade de investimento consegue oferecer em média de 15% a 18% de rentabilidade ao ano, sobre o patrimônio investido. Superior, por exemplo, ao rendimento de renda fixa do Tesouro Direto baseado na SELIC, com cerca de 13,75% ao ano, no momento da redação.

O investimento normalmente ocorre com o objetivo de diversificar o portfólio em uma atividade menos correlacionada com o mercado de ações e macroeconomia, o que pode ser muito interessante de um ponto de vista estratégico.

O investidor pode escolher, negociar e comprar os Royalties Musicais diretamente com artistas e agências, ou, como é mais comum, comprar carteiras de músicas montadas por especialistas do setor – investindo em uma gama variada e bem estudada de ativos, para melhorar seu resultado. As carteiras normalmente são compostas por várias músicas de diferentes artistas e gêneros musicais.

A diversificação dentro do investimento de Royalties Musicais é importante, pois existe uma tendência de que as músicas mais novas tenham um ciclo de vida muito curto. Fazendo bastante sucesso em seu lançamento ou caso viralize nas redes sociais ou seja utilizada em uma série ou filme que faça sucesso, mas correndo o risco de entrar no esquecimento em poucos meses ou semanas.

Por exemplo, a música Running Up That Hill, da britânica Kate Bush voltou a bombar recentemente com seu uso em Stranger Things, rendendo cerca de US $2,3 milhões em Royalties Musicais. Imagine ter uma carteira com a Running Up That Hill incluída?

Receba Royalties Musicais através do Foxbit Music Token

A Foxbit está pronta para embarcar nessa tendência e oferecer a mesma oportunidade para cada um de vocês, nossos clientes.

Agora é possível comprar tokens em blockchain que representam diferentes carteiras de músicas e receber os Royalties Musicais referentes a cada uma delas. Para isso é preciso manter o token na carteira da exchange e receber os pagamentos periódicos conforme cada uma das músicas rentabilize no mercado.

O mercado de criptomoedas e blockchain está cada vez olhando mais para o setor de música e de royalties sobre propriedade intelectual. Com uma crescente procura de NFTs ou tokens relacionados, que permitam maior acessibilidade aos investidores que querem diversificar e participar do mercado cultural e artístico.

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.