Por que o preço do bitcoin sobe a cada ano?

fev 3, 2020 | Bitcoin

Quando o bitcoin foi criado, em 2009, não era negociado em nenhuma exchange como hoje em dia, ele tinha um valor muito baixo, para se obter o criptoativo você precisava fazer o processo de mineração. Em 2009, o bitcoin valia $0 doláres, seu primeiro valor foi registrado em 2010, onde 1 bitcoin não valia nem $1 dólar, seu maior valor foi de $0,39. 

Segue o histórico dos preços do bitcoin desde a sua criação até os dias de hoje. 

Ok, agora que você já sabe quanto o bitcoin valia desde o começo de sua história, vamos entender como o valor dele é calculado para saber por que o preço do bitcoin acaba em alta anualmente.

Fator determinante para o preço do bitcoin

Enquanto que moedas fiduciárias tem um valor oficial, o valor do bitcoin é bem mais volátil, é muito comum vermos ele ser negociado com valores variados em diferentes exchanges, isso devido ao fator determinante que é baseado o seu valor, que é através da oferta e demanda. 

Oferta e Demanda

É o fator fundamental para a determinação de muitos ativos, não só do bitcoin. Esse valor é “definido” no ponto de encontro entre a demanda de quem está comprando com o fornecimento de quem está vendendo. 

Escassez do criptoativo 

A questão da escassez do criptoativo é tida como fundamental para o crescimento do valor do bitcoin, a sua disponibilidade é limitada e vista como uma coisa que pode se valorizar muito. Com o valor do bitcoin avançando, o ativo digital a está a cada dia mais próximo do seu ponto de saturação. O controle monetário é um recurso muito utilizado por governos e uma característica péssima para quem pretende criar reserva de valor, em um mundo onde os governos imprimem de forma ilimitada moedas fiduciárias, é interessante um ativo que tenha produção limitada. 

O bitcoin é uma moeda deflacionária, ou seja, a oferta é limitada e a quantidade de moedas em circulação só diminui com o passar do tempo. Outras características interessantes são: divisibilidade, incensurabilidade, descentralização, facilidade de transferência e durabilidade, fazendo com que seja uma excelente forma de reserva de valor.

Entradas em novos mercados 

Além dos especialistas e entusiastas inicialmente atraídos para o Bitcoin, como uma solução para problemas técnicos, econômicos e políticos, o interesse do público em geral têm historicamente sido estimulado por bloqueios bancários e crises de moedas fiduciárias.

Como podemos ver na imagem acima, o bitcoin e as criptomoedas estão cada vez mais presentes no mundo financeiro e a tendência é crescer cada vez mais. 

Aceitação da criptomoeda

O bitcoin funciona como ativo, meio de pagamentos, algumas pessoas gostam de utilizá-lo como reserva de valor, como dito acima, porém isso depende da aceitação no mercado dia a dia. O bitcoin está cada vez mais conhecido e pessoas estão vendo o seu valor e sua utilidade como um criptoativo. 

O bitcoin também está sendo usado como investimento e se consolidando no mercado e no mundo, está sendo muito procurado pelos investidores para eventuais crises de moedas fiduciárias. 

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.