Investimentos: riscos x retornos

jan 16, 2020 | Investimento

Para quem está começando a investir, esse tema é interessante, pois lidamos diretamente com isso, o claro entendimento da relação entre risco e retorno é muito importante para evitar futuras frustrações nos investimentos. 

Vamos começar pelas definições. 

O que é risco?

Risco é a chance de não ter sucesso em um determinado investimento. Basicamente, o risco é o quanto você pode perder em uma operação, o que difere de perigo, que é o risco que não conhecemos.

O que é retorno? 

É um objetivo de lucro de uma operação, ou seja, o quanto um investidor almeja ganhar após comprar um ativo. 

Uma das primeiras perguntas que vem na cabeça das pessoas é: Como posso ter maior rentabilidade sem enfrentar tantos riscos? E respondemos: isso não é possível. O esperado é, quanto maior o risco, maior também o retorno e quanto menor o risco, menor o retorno

O importante a ser analisado é que todos os tipos de investimentos existem riscos. Até mesmo investimentos de renda fixa tem seus riscos, normalmente pequeno, porém existe. Justamente por isso, o retorno da renda fixa é bem menor do que de uma renda variável ou do mercado de ações. Abaixo temos uma tabela de análise de riscos de alguns investimentos: 

Ao analisar um ativo, temos que mapear os riscos dele, os principais são:

Risco de Crédito

Nesse risco pode acontecer da outra pessoa não honrar seu compromisso de pagamento, por qualquer motivo que seja. Geralmente a forma para saber se o investimento oferece esse risco é a medida de chamada de rating.

O rating é medido por letras, como mostra a tabela abaixo: 

Risco de Prazo

Está relacionado com a duração do investimento, quanto mais tempo o investidor alocar seu capital, maior será o retorno exigido por ele. 

Risco de Liquidez 

Representa a facilidade do investidor de transformar o ativo financeiro em dinheiro propriamente dito. Têm alguns investimentos que demoram anos para o dinheiro se tornar líquido, como por exemplo investimentos em startups, outros são mais rápidos, como por exemplo ações.   

Lembrando que a liquidez não torna o investimento melhor ou pior, porém, a dificuldade para o recebimento faz o investidor exigir maiores retornos. 

Para saber como investir bem, a primeira coisa que você tem que se atentar é qual seu perfil de investidor. Falamos um pouco disso nesse post.    

Como diminuir os riscos?

Sabendo o seu perfil de investidor já é o primeiro passo, mas para diminuir mesmo o risco na hora de investir, o importante é a diversificação em seu portfólio, ou seja, você pode combinar investimentos, mas com características diferentes. O objetivo da diversificação é conseguir os melhores retornos para cada nível de risco, pois se você não obter sucesso em um ativo, pode ter em outro e não corre o risco de perder todo o seu capital em apenas um investimento arriscado. 

Entretanto, a melhor forma de diminuir esse risco é estudar o ativo que você quer investir e conhecer bastante sobre esse mercado, pois o estudo é a chave para não ter surpresas desagradáveis e a maior chance de sucesso, por exemplo, se você optar por investir em criptomoedas, a volatilidade é grande, então é importante que você saiba o momento do mercado e seu momento como investidor. 

Hoje em dia existem muitos conteúdos gratuitos sobre investimento, aqui em nosso blog mesmo temos várias explicações e dicas para você saber como investir melhor. Siga nossas redes sociais pra não perder nenhum conteúdo! 

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.