O que é Ripple?
Como já falado aqui no nosso blog, a Ripple é um protocolo de código aberto que serve de base para uma rede para transações financeiras de pagamento, que proporciona mais segurança, rapidez e baixo custo da transação entre pessoas e instituições financeiras.
O objetivo é manter o dinheiro fluindo livremente, de forma prática, assim como a internet fez com a informação.
Embora o bitcoin continue sendo líder entre as criptos. A XRP está crescendo, já chegou ficar em 3º lugar entre as principais criptomoedas por valor de mercado. Atrás apenas do bitcoin e ethereum.
O que é Bitcoin?
Sobre o bitcoin já falamos em diversos textos, como: o que é o bitcoin, onde guardar seus bitcoins e até falamos sobre alguns cursos que servem para iniciantes para um nível mais avançado.
Resumidamente, bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e que não necessita de terceiros para funcionar.
Isso significa que você não depende de bancos, grandes corporações ou governos para movimentar seu dinheiro.
Com o Bitcoin, o dinheiro é inteiramente seu. O bitcoin foi a primeira criptomoeda do mundo, há oito anos funciona de maneira ininterrupta, de acordo com o protocolo público e opensource criado por Satoshi Nakamoto.
Semelhanças entre Ripple e Bitcoin
Como bitcoin, a XRP é uma moeda digital com base em fórmulas matemáticas complexas, isso significa que ela também utiliza a tecnologia blockchain.
Além disso, a XRP e Bitcoin também compartilham outras semelhanças comuns às moedas digitais, por ser uma criptomoeda também podem ser enviada peer-to-peer (conta para conta), sem envolver terceiros trazendo mais segurança para as transações.
Um ponto importante é que também tem uma quantidade limitada de XRP no mercado, assim como o bitcoin.
Como veremos a seguir, além das semelhanças, há também as diferenças.
Diferenças entre Ripple e Bitcoin
A XRP não é apenas uma criptomoeda. Vamos destacar algumas características para tornar essa comparação com o Bitcoin ainda mais clara.
Mineração
A Ripple não é minerada como o bitcoin. O processo de mineração envolve um enorme gasto de eletricidade, pensando nisso, as criptomoedas da Ripple, a XRP, já foram emitidas e sua distribuição é gerenciada pela empresa Ripple Labs.
Agilidade na transação
Comparando o Bitcoin e outras criptomoedas, a Ripple consegue atingir 1.500 transações por segundo (tps), enquanto o Bitcoin suporta apenas 3 a 6 (tps) e o Ether aguenta 15 tps.
Outra diferença bem impactante é que a Ripple funciona como uma rede de pagamento aberta, o que permite o uso de qualquer moeda.
Sua proposta é justamente substituir a forma que os bancos do mundo todo realizam suas transações.
Devido essa agilidade e inovação com custo abaixo do bitcoin, diversas instituições financeiras já estão aderindo ao sistema. Como por exemplo: Santander, BBVA, Unicredit e CBW BANK, entre outros.
Descentralização
O Bitcoin, por exemplo, é descentralizado, ou seja, não é controlado por nenhum banco ou alguma outra entidade.
Porém, a XRP é uma cripto centralizada, o que quer dizer que é controlada por uma empresa privada: a Ripple Labs, uma companhia de investimento com capital de risco, que atua no desenvolvimento de soluções de pagamentos globais para instituições financeiras.
Ripple x Bitcoin – Criptomoedas inimigas?
Ao contrário do que muitos pensam, apesar de serem feitas para objetivos distintos, a Ripple não é rival do bitcoin, elas se complementam.
A rede Ripple é projetada para permitir a transferência de qualquer moeda, sejam moedas fiat: dólares, euros, libras, ienes ou criptomoedas como bitcoin e outras.