Ripple é igual ao Bitcoin? XRP

Ripple é igual ao Bitcoin?

Ripple x Bitcoin: Qual tem a transação mais rápida? Qual delas suporta um número maior de transações por segundo? Descubra aqui!

O que é Ripple?

Como já falado aqui no nosso blog, a Ripple é um protocolo de código aberto que serve de base para uma rede para transações financeiras de pagamento, que proporciona mais segurança, rapidez e baixo custo da transação entre pessoas e instituições financeiras.

O objetivo é manter o dinheiro fluindo livremente, de forma prática, assim como a internet fez com a informação.

Embora o bitcoin continue sendo líder entre as criptos. A XRP está crescendo,  já chegou ficar em 3º lugar entre as principais criptomoedas por valor de mercado. Atrás apenas do bitcoin e ethereum. 

O que é Bitcoin? 

Sobre o bitcoin já falamos em diversos textos, como: o que é o bitcoin, onde guardar seus bitcoins e até falamos sobre alguns cursos que servem para iniciantes para um nível mais avançado.

Resumidamente, bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e que não necessita de terceiros para funcionar.

Isso significa que você não depende de bancos, grandes corporações ou governos para movimentar seu dinheiro.

Com o Bitcoin, o dinheiro é inteiramente seu. O bitcoin foi a primeira criptomoeda do mundo, há oito anos funciona de maneira ininterrupta, de acordo com o protocolo público e opensource criado por Satoshi Nakamoto.

Semelhanças entre Ripple e Bitcoin

Como bitcoin, a XRP é uma moeda digital com base em fórmulas matemáticas complexas, isso significa que ela também utiliza a tecnologia blockchain.

Além disso, a XRP e Bitcoin também compartilham outras semelhanças comuns às moedas digitais, por ser uma criptomoeda também podem ser enviada peer-to-peer (conta para conta), sem envolver terceiros trazendo mais segurança para as transações.  

Um ponto importante é que também tem uma quantidade limitada de XRP no mercado, assim como o bitcoin. 

Como veremos a seguir, além das semelhanças, há também as diferenças.

Diferenças entre Ripple e Bitcoin

A XRP não é apenas uma criptomoeda. Vamos destacar algumas características para tornar essa comparação com o Bitcoin ainda mais clara. 

Cryptocurrency Crypto GIF by Ettrics - Find & Share on GIPHY
Mineração

A Ripple não é minerada como o bitcoin. O processo de mineração envolve um enorme gasto de eletricidade, pensando nisso, as criptomoedas da Ripple, a XRP, já foram emitidas e sua distribuição é gerenciada pela empresa Ripple Labs.  

Agilidade na transação

Comparando o Bitcoin e outras criptomoedas, a Ripple consegue atingir 1.500 transações por segundo (tps), enquanto o Bitcoin suporta apenas 3 a 6 (tps) e o Ether aguenta 15 tps.

Outra diferença bem impactante é que a Ripple funciona como uma rede de pagamento aberta, o que permite o uso de qualquer moeda.

Sua proposta é justamente substituir a forma que os bancos do mundo todo realizam suas transações.

Devido essa agilidade e inovação com custo abaixo do bitcoin, diversas instituições financeiras já estão aderindo ao sistema. Como por exemplo: Santander, BBVA, Unicredit e CBW BANK, entre outros.

Descentralização

O Bitcoin, por exemplo, é descentralizado, ou seja, não é controlado por nenhum banco ou alguma outra entidade. 

Porém, a XRP é uma cripto centralizada, o que quer dizer que é controlada por uma empresa privada: a Ripple Labs, uma companhia de investimento com capital de risco, que atua no desenvolvimento de soluções de pagamentos globais para instituições financeiras.  

Ripple x Bitcoin – Criptomoedas inimigas?

Ao contrário do que muitos pensam, apesar de serem feitas para objetivos distintos, a Ripple não é rival do bitcoin, elas se complementam.

A rede Ripple é projetada para permitir a transferência de qualquer moeda, sejam moedas fiat: dólares, euros, libras, ienes ou criptomoedas como bitcoin e outras. 

A Foxbit utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.

×

Compre e venda criptos agora pelo app

Com ele você pode comprar e vender com agilidade e facilidade de onde estiver. Tudo o que você precisa na palma da sua mão.

BAIXE AGORA