13º salário: Como aproveitar ao máximo e ainda investir em criptomoedas.

nov 30, 2023 | Educação Financeira

O 13º salário é aquele dinheiro “extra” que todo mundo espera no final do ano. Este valor a mais na reta final de 2023 pode ser destinado para muitas frentes, sendo essencial usar este pagamento com prudência e responsabilidade. Afinal, o montante tem o potencial de não só criar festas de Natal e Ano-novo mais “refinadas”, mas também pode desafogar algumas pendências financeiras, iniciar uma reserva de emergência ou, então, ser investido em títulos de renda fixa e variável ou até criptomoedas.

Então, para você não perder a linha e achar que o 13º salário vai te transformar no rei do camarote, acompanhe a gente neste artigo e saiba como tirar o máximo proveito deste dinheiro extra.

Banner mostrando 13º salário sendo destinado a vários compromissos financeiros

O que é o 13º salário?

Frequentemente referido como gratificação natalina, o 13º salário é mais do que uma tradição de fim de ano no Brasil, ele é um direito trabalhista que desempenha um papel crucial na economia e, claro, no bolso dos trabalhadores.

Este pagamento foi instituído no Brasil pela Lei 4.090, de 13 de julho de 1962, regulamentado três anos depois até passar por alterações pela Constituição de 1988. Nessa época, a ideia da gratificação era proporcionar aos trabalhadores um respiro financeiro, especialmente para as despesas comemorativas de final de ano e também as tributações de início de ano.

Por isso, o benefício está disponível a todos os trabalhadores com carteira assinada, seguindo as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Cálculo e pagamento do 13º salário

O cálculo do 13º salário é baseado no salário integral do trabalhador ou na média dos salários do ano, dependendo do caso. Para cada mês trabalhado, ou fração superior a 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário integral. Assim, quem trabalha o ano inteiro recebe o valor completo, enquanto quem trabalhou parte do ano recebe proporcionalmente.

Já o pagamento deste bônus é dividido em duas parcelas. A primeira deve ser paga até o final de novembro, enquanto a segunda precisa ser quitada até o dia 20 de dezembro. A primeira parcela corresponde à metade do salário sem descontos, enquanto a segunda considera os descontos normais, como Imposto de Renda e contribuição ao INSS.

Entender como funciona este “benefício” é fundamental para que você trace um planejamento adequado sobre como aproveitar ao máximo seu 13º salário.

 Como aproveitar o 13º salário?

Com o recebimento do 13º salário, você passa a contar com uma oportunidade muito legal para sua vida financeira, desde que, claro, você siga um planejamento bem pensado e coerente com a sua realidade.

13º salário no investimento de criptomoedas

Planejamento de Despesas de Início de Ano

A gente sabe bem que a ressaca do final de ano é forte, principalmente no nosso bolso. Não só os gastos são maiores em dezembro por conta das festividades, mas janeiro já começa com uma série de carnês de impostos, como IPTU e IPVA, matrículas escolares e muitos outros gastos importantes. Como a realidade econômica é extremamente diversa no país, o 13º salário pode entrar como uma boa carta na manga para te preparar para este momento.

Previsão de despesas: Faça um levantamento e liste todas as despesas que você espera já no início do ano. Isso inclui impostos, taxas escolares, seguros, registros profissionais e qualquer outro gasto importante..

Pague as contas: A partir desta lista, reserve uma parte do seu 13º salário para cobrir esses custos. Isso pode evitar a necessidade de recorrer a empréstimos ou uso do cartão de crédito sem necessidade.

Fundo de despesas: Caso sua realidade permita e seja possível, aproveite o momento para criar um fundo específico para essas despesas anuais. Assim, você pode adicionar uma parte do seu 13º a esse fundo todos os anos, ficando cada vez mais tranquilo.

13º salário para pagamento de dívidas

Compras inteligentes

Com mais dinheiro na praça e a alta demanda por produtos específicos nesta época do ano, é natural que muitas coisas fiquem bem mais caras do que o normal. O 13º salário pode, sim, ser utilizado para preparar as comemorações deste período. Porém é importante reduzir a emoção que as luzes e músicas causam na gente para buscar compras inteligentes e econômicas.

Limite de gastos: Assim como o governo, é fundamental que você também crie seu teto de gastos. Assim, você seleciona o quanto pode e quer gastar com presentes e festas, evitando gastos por impulso.

Orçamento de preços: Com a internet, é muito fácil fazer pesquisa de preços. E os sites preparam promoções bastante interessantes em alguns itens específicos da época. Então, arregace as mangas e faça um bom orçamento para otimizar ao máximo suas compras.

Evite dívidas: Em dezembro, o que acaba é o ano, não o mundo. Por isso, lembre-se que janeiro bate à porta cheio de compromissos financeiros. Por isso, evite ao máximo se endividar, com a desculpa de que o 13º está aí disponível para ser usado.

Reserva de Emergência

A reserva de emergência é fundamental para cobrir imprevistos sem comprometer sua estabilidade financeira. Por isso, o 13º salário pode ser ou o gatilho para a criação desta reserva ou, então, a oportunidade para aumentá-la.

Para isso, é importante saber o quanto você precisa ter em uma reserva de emergência. O que a maioria dos economistas apontam é que ela deve cobrir de três a seis meses das suas despesas, criando um fôlego legal para seu 

Investindo seu 13º salário

Caso você tenha conseguido passar ileso de dívidas e tenha uma reserva de emergência consolidada, o 13º pode criar uma oportunidade interessante para investimentos e potencializar este bônus.

Siga seu perfil:  Não é porque é bônus que vamos fazer loucura, não é mesmo? Então, mesmo com um dinheiro que não necessariamente fará tanta falta assim para você, o gerenciamento de risco deve ser considerado e o perfil de investidor seguido.

Diversificação: Ao mesmo tempo, ele pode ser a oportunidade para você diversificar um pouco mais seu portfólio, expandindo parte das alocações em ativos mais ou menos arrojados.

Investindo o 13º salário em criptomoedas

Uma das opções disponíveis no mercado para quem quer diversificar o portfólio são as criptomoedas. Neste mercado, você encontra os mais diferentes ativos que melhor se enquadram no seu perfil.

Criptomoedas: Aqui, você pode se deparar com Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), as duas criptomoedas mais valiosas e consolidadas do mercado atualmente e já há alguns anos. Geralmente são as moedas mais indicadas para quem quer começar a dar seus primeiros passos neste mercado.

Stablecoin: Tether (USDT) e USD Coin (USDC) são dois tokens lastreados no dólar norte-americano. Assim, seu valor sempre será de US$ 1 ou seguindo a cotação da moeda em reais. Esta é uma possibilidade interessante para quem busca exposição a este ativo ou até para pagamentos transfronteiriços.

Inovações: Se você gosta de tecnologia, apostar nas inovações do mundo cripto pode ser interessante. Cardano (ADA), Polygon (MATIC), Chainlink (LINK), Avalanche (AVAX) são quase umas fintechs descentralizadas, que oferecem soluções importantes para os mercados de criptomoedas e tradicional.

Tokenização: A Eletrobrás possui um token aqui na Foxbit, lastreado em créditos judiciais de empréstimos compulsórios da empresa. Já o Music Token é a oportunidade para, a partir das criptomoedas, participar da indústria fonográfica, recebendo royalties dos artistas.

Como vai aproveitar seu 13º salário?

Quem diria que dinheiro extra exigiria tanta atenção, não é mesmo? E é verdade. Afinal, para ser um respiro, é preciso ter cautela e muito planejamento para que o 13º salário não se torne ou piore um problema financeiro já existente.

E, claro, os investimentos sempre são uma solução, desde que realizados de forma cuidadosa e seguindo seu perfil de investidor e gerenciamento de risco. Com isso, você aproveita ao máximo sua gratificação e ainda pode rentabilizar em cima dos valores, mitigando muitos riscos.

Com a Foxbit Exchange, você tem acesso a uma variedade enorme de criptomoedas para você comprar e vender, seja com seu 13º ou no dia a dia! Vem negociar com a gente!


Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.